Aula de matemática criativa no Mary Ward
O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 06 de maio, data que homenageia Malba Tahan, notório matemático, escritor e educador brasileiro. A disciplina é uma das mais desafiadoras, por isso, muitos professores buscam formas diferenciadas para atrair a atenção de seus alunos, como é o caso de Patrícia Monari Baccaro, professora do Ensino Médio do Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Visando ensinar matemática de maneira participativa e divertida, ela usou o brigadeiro como aliado nas suas aulas de matemática financeira.
De acordo com a professora, a disciplina contextualizada leva o aluno a se interessar mais pelo assunto e, com isso, acabam aprendendo com mais facilidade. “Antes de partir para as aulas práticas, os estudantes aprendem sobre os conceitos da matemática financeira. Após a teoria, eles têm a oportunidade de colocar literalmente a mão na massa fazendo o brigadeiro. Com a receita nas mãos, os alunos pesquisam na internet sobre os preços de cada ingrediente. Após essa etapa, checam quantos brigadeiros obterão com cada receita. Em seguida, elaboram uma planilha de custos para gerar um valor para o produto e para saber qual será a lucratividade com a venda dos doces”, destaca Patrícia.
Com o estudo nas mãos, os alunos partem para a fabricação dos brigadeiros na cozinha da escola. “Com esta ação, trazemos o cotidiano para as salas de aula, além de promover o desenvolvimento dos alunos quanto ao domínio de cálculos com porcentagens, acréscimos, descontos, lucro, prejuízo, capital, para que eles possam avaliar a adequação de propostas de intervenção na realidade e assim fazer as devidas aplicações destes conhecimentos matemáticos em situações reais”, finaliza Patrícia.
Sobre o Colégio Mary Ward
O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo. Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.
De acordo com a professora, a disciplina contextualizada leva o aluno a se interessar mais pelo assunto e, com isso, acabam aprendendo com mais facilidade. “Antes de partir para as aulas práticas, os estudantes aprendem sobre os conceitos da matemática financeira. Após a teoria, eles têm a oportunidade de colocar literalmente a mão na massa fazendo o brigadeiro. Com a receita nas mãos, os alunos pesquisam na internet sobre os preços de cada ingrediente. Após essa etapa, checam quantos brigadeiros obterão com cada receita. Em seguida, elaboram uma planilha de custos para gerar um valor para o produto e para saber qual será a lucratividade com a venda dos doces”, destaca Patrícia.
Com o estudo nas mãos, os alunos partem para a fabricação dos brigadeiros na cozinha da escola. “Com esta ação, trazemos o cotidiano para as salas de aula, além de promover o desenvolvimento dos alunos quanto ao domínio de cálculos com porcentagens, acréscimos, descontos, lucro, prejuízo, capital, para que eles possam avaliar a adequação de propostas de intervenção na realidade e assim fazer as devidas aplicações destes conhecimentos matemáticos em situações reais”, finaliza Patrícia.
Sobre o Colégio Mary Ward
O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo. Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.
Nenhum comentário