Últimas

Autor francês e especialista Lean vem ao Brasil para ensinar grandes gestores a ampliarem seus lucros

De acordo com Michael Ballé, para alcançar melhores resultados, é preciso criar uma relação entre líderes e explorar novas maneiras de se fazer coisas


Ph.D. francês, especialista em Lean e autor de diversas obras de referência na área, Michael Ballé vem ao Brasil para abordar técnicas atuais para se atravessar as tempestades de mercado por meio da rentabilidade sustentável com Lean.

Ele é escritor de negócios e coach executivo e tem se dedicado ao estudo da transformação Lean nos últimos 20 anos. É pesquisador associado no Projeto Lean Enterprise do Télécom ParisTech’s e co-fundador do French Lean Institute. Treina CEOs e executivos a utilizarem o Lean para melhorar radicalmente o desempenho de seus negócios e a estabelecer uma cultura Lean dentro de suas empresas. Por fim, lançou recentemente seu mais novo sucesso, a obra “The Lean Strategy”, e é co-autor da trilogia The Gold Mine, The Lean Manager e Lead with Respect, vencedoras do Shingo-Prize. O PhD francês Michael Ballé vem ao Brasil com exclusividade nos dias 7 e 8 de junho para falar a cerca de duzentos grandes gestores sobre as novidades e últimas tendências de Lean, apresentando novas ferramentas de forma prática e dinâmica.

Pensando em Lean para os próximos vinte anos, podemos nos perguntar por que algumas pessoas têm sucesso com essas ferramentas e por que outras não. De acordo com Ballé, na maioria das vezes, gestores interpretam Lean de maneira ultrapassada, mapeando processos e buscando corrigi-los no papel. Isto não é Kaizen. Sua nova obra, lançada recentemente, “The Lean Strategy”, visa justamente revolucionar como o Lean é entendido, praticado e usado dentro das organizações.

Uma estratégia enxuta é sobre ganhar uma vantagem competitiva, oferecendo produtos de melhor qualidade a preços competitivos e fazer um lucro sustentável, eliminando o desperdício através de funcionários envolvidos na descoberta de formas mais profundas de pensar sobre seus próprios empregos e formas mais inteligentes de trabalhar juntos. Na sua forma atual, o Lean tem sido radicalmente eficaz, mas seus verdadeiros poderes ainda precisam ser aproveitados.

Segundo o especialista, o grande diferencial do Lean é o orientar e direcionar colaboradores para que eles, com autonomia, deem o próximo passo. “A orientação é como uma estrela guia. É expor algo de forma tão clara que o funcionário pode entender perfeitamente o seu questionamento e ter as próprias ideias. Todos que forem orientados corretamente irão olhar para a sua própria melhoria, para as próprias mudanças, a fim de levar toda a equipe para um novo lugar”, analisa o especialista. “Você não faz a mudança porque você gosta dela, mas porque você a controla, a verifica e esta é a principal contribuição do Lean”, explica o PhD.

Como ter novas ideias para implementar no seu negócio

Ballé explica que usamos nossa mente para pensar e é incrivelmente difícil detectar nossos vícios enquanto pensamos. Isso é algo que não se pode fazer sozinho. Para explorar novas ideias, é preciso colaborar com outros e experimentar em primeira mão. De muitas maneiras o local onde o negócio acontece é o que melhor ensina.

A performance humana, segundo o especialista, é um processo dinâmico, e não é a otimização de algo estático. Não se deve enxergar “organização” como uma maneira perfeita de juntar as caixas certas e colocar as pessoas, já treinadas, nestas caixas para “ajustar” e otimizar o sistema através de ferramentas de excelência. As ferramentas de Lean ou do Kaizen são, precisamente, responsáveis por criar desempenho a longo prazo, dando às pessoas senso de direção e progresso, mesmo que eventos adversos dificultem encontrar vitórias fáceis.

Liderança, também segundo ele, pode ser aprendida e ensinada e ninguém “nasce líder” ou “nasce para obedecer”. Na verdade, ao contrário de existirem líderes e liderados, em situações reais, existem líderes e líderes, mas em pontos e níveis diferentes, o que leva a um desenvolvimento de habilidades diárias em todos. Todos podem aprender a liderar em seu ambiente imediato.

O sistema Lean é um sistema de aprendizado, não de administração. Como os problemas de uma empresa mudam cada vez mais rápido e os problemas técnicos são cada vez mais difíceis, o especialista explica que o jeito é enxergar Lean como um sistema de aprendizado para explorar novas maneiras de se fazer coisas adicionando valor a elas, indo na direção contrária do sistema de gestão que deixa as coisas como elas estão. “Nossa busca é por um sistema de negócios que concilie a satisfação dos clientes e a satisfação dos empregados, lucro e desenvolvimento de pessoas, a empresa e o ambiente social. Isso não é mito – já vimos isso acontecer diversas vezes, mas é necessário um pensamento diferente que depende do aprofundamento da relação entre os colaboradores e o trabalho deles através das próprias responsabilidades para seus conhecimento, além de apronfundar o relacionamento entre trabalho e benefícios ao cliente através do bom entendimento do que está acontecendo”, finaliza Ballé.

Conferência Internacional – Best Practice Day

Nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Convenções do SENAC Santo Amaro, em São Paulo, a Staufen Táktica promove a 2a edição da Conferência Internacional de Lean Management, o ‘Best Practice Day’. Com o tema "Competitividade é o desafio, transformação Lean é o caminho”, o evento tem como intuito trazer grandes tendências e novidades do mercado de Lean por meio de workshops interativos e atividades práticas.

O autor e especialista Lean Michael Ballé é o grande destaque do evento
Serviço

Conferência Internacional de Lean Management, ‘Best Practice Day’
Data: 7 e 8 de junho de 2017.
Local: Centro de Convenções do SENAC Santo Amaro. São Paulo.
Informações e inscrições: http://www.best-practice-day.com.br ou pelo telefone (19) 19 3262 0011.

Programação completa do Best Practice Day 2017

7 de junho (quarta)

8h50 - Abertura na sessão plenária pelo mediador

9h20 - “Desafios da indústria brasileira e mundial” | Valter Pieracciani, sócio diretor, Pieracciani Desenvolvimento de Empresas

9h50 - Keynote Internacional: CEO e Kaizen | Dr. Michael Ballé

10h50 - Coffee Break

11h20 - “Transformação Lean através de Kaizen” | Francisco Gomes Neto, CEO, Marcopolo

12h - Best Practice: Programa global sustentável de Lean Enterprise | Eduardo Lorenzo Castro, Corporate Management System, Embraer

12h40 - Almoço Executivo (Seguido das sessões paralelas)

14h - Sessão paralela 1: Liderança Lean

Sessão paralela 2: Lean 4.0

Sessão paralela 3: Excelência Operacional

15h30 - Coffee Break

16h - Best Practice: Aplicação do Hoshin Kanri | José Carlos Cappuccelli, CEO, thyssenkrupp Campo Limpo

16h40 - Indústria 4.0: Lean e o futuro da Indústria | Dr. Peter Stephan, Senior Partner & Co-founder, Staufen.Digital Neonex

17h40 - Encerramento

18h - Coquetel e sessão de autógrafo com Michael Ballé

8 de Junho - Workshops

8h45 - 17h. Almoço e Coffee breaks de acordo com a programa individual de cada workshop

Workshop 1 | Transformação Lean com Sustentabilidade (em inglês)
Instrutores: Dr. Michael Ballé, autor da trilogia "A Mina de Ouro", "O Gerente Lean" e "Liderar com Respeito" e Dário Spinola, General Manager, Staufen Táktica.
Local: SENAC - São Paulo

Workshop 2 | Hoshin Kanri
Instrutores: Paulo Lima, General Manager, Staufen Táktica, e Nathalia Yamanaka, Associate, Staufen Táktica.
Local: SENAC - São Paulo

Workshop 3 | Toyota Kata
Instrutores: Flávio Rosso, Diretor, ZF do Brasil, e Adilson Ahvener, Senior Expert , Staufen Táktica.
Local: ZF do Brasil - São Bernardo do Campo (SP)

Workshop 4 | Shop floor Management
Instrutor: Nilton Giachetta, Project Manager, Staufen Táktica
Local: SCHOTT - Itupeva (SP)

Workshop 5 | Shop floor Management
Instrutor: Fábio Silva, Staufen Táktica
Local: AGCO - Mogi das Cruzes (SP)

Workshop 6 | Lean Administration
Instrutor: Andre Nascimento, Project Manager, Staufen Táktica
Local: SENAC - São Paulo

Workshop 7 | Lean 4.0 (em inglês)
Instrutor: Peter Stephan, Senior Partner, Staufen.Digital Neonex
Local: SENAC - São Paulo

Nenhum comentário