Últimas

Caedu adota plataforma de SMS da Zenvia como principal canal de comunicação direto com clientes

Maior volume de vendas e reativação de consumidores são alguns dos resultados conquistados pela varejista com a adoção do SMS nas áreas de marketing e cobrança. Projeto que começou em 2012, com 150 mil envios ao mês, chegou aos 800 mil em 2016

São Paulo, maio de 2017 – Há cerca de cinco anos, a Caedu, varejista de moda com 47 lojas no Estado de São Paulo, estabeleceu parceria com a Zenvia - companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de seus dispositivos móveis - para automatizar o processo de recuperação de crédito e sua régua de cobrança por meio do envio de SMS aos clientes. Com uma base inicial de 150 mil envios mensais e ótimos resultados, a parceria foi estendida para a área de Marketing há cerca de dois anos. O resultado é animador: o balanço de 2016 constatou que 2% do faturamento bruto da marca vem do uso do SMS.

“O SMS é hoje a principal ferramenta da Caedu na área de CRM para o relacionamento com o cliente. E tem se tornado, a cada ação, um canal muito forte para a composição dos objetivos da companhia e o alcance das metas”, afirma o analista de CRM da empresa, Bruno Bachur.

Em 2012, quando adotou os serviços da Zenvia, a meta da Caedu era encontrar um canal eficiente e moderno para realizar processos relacionadas ao seu programa de crédito, o Cartão Caedu, o que incluía negociação de dívidas, criação de uma gestão eficaz de pagamentos e status de limite de crédito. Por isso, a solução escolhida foi o SMS Cobrança, que viabiliza um processo automatizado, ágil, seguro, com histórico de negociação e, principalmente, permite uma abordagem do assunto sem constranger o cliente. “Desde 2016, quando implantamos a opção da fatura digital, a preferencia do cliente em receber a informação por SMS é três vezes maior do que por e-mail”, completa Bachur.

Agora, a prioridade é aprimorar a relação com o cliente. Uma das formas de conquistar o objetivo deriva dos bons resultados da implantação na área de cobrança. Trata-se da adoção do SMS para o envio de campanhas promocionais das lojas, ofertas especiais – em datas comemorativas, por exemplo - e mensagens para estreitar o relacionamento, como um Feliz Aniversário. O volume mensal de envios chega a 500 mil, com boa aceitação.

“O uso do SMS Marketing, dentro das estratégias de marketing, tem como objetivo reativar grupos de clientes, fidelizar, resolver problemas com mais agilidade e potencializar períodos de vendas, como Dia das Mães e Natal. O feedback vem das lojas, que recebem clientes satisfeitos com o serviço”, reforça Bachur.

Recentemente, a Caedu inovou em sua estratégia de Marketing também com o apoio do SMS, utilizando a versão multimídia da ferramenta, com dados patrocinados. A tecnologia traz aos clientes uma nova forma de vivenciar o recebimento de SMS comercial, com o envio de links para vídeos, fotos e catálogos sem consumir o pacote de dados de quem recebe a mensagem.

“O volume foi crescendo conforme os bons resultados gerados. No início eram 150 mil SMS por mês. Em 2015 houve um incremento de cerca de 400 mil mensais com a adição dos projetos de marketing. E em dezembro de 2016, com o SMS Multimídia, foram 800 mil envios no total, sendo 50 mil no novo formato. É motivo de muita satisfação poder contribuir de forma tão efetiva com os negócios de nossos clientes”, conta a gerente Comercial da Zenvia, Silvana Razeira.

Diante das conquistas, a Caedu planeja estender ainda mais a parceria com a Zenvia. A ideia é integrar o SMS ao sistema de Business Intelligence (BI) da companhia para criar réguas que ajudem a entender o hábito de compra dos clientes.

Sobre a Caedu

Há 40 anos no mercado, a Caedu é uma marca de roupas e acessórios que possui 47 lojas espalhadas pelo Estado de São Paulo. Aliando experiência, qualidade e modernidade, a marca oferece aos seus clientes os melhores produtos a preços acessíveis. O portfólio de peças da Caedu atende homens, mulheres e crianças com roupas, lingerie, moda praia e acessórios para todos os estilos. Facilidade e ambiente agradável também são atributos das lojas da rede, que disponibilizam o Cartão Caedu como forma de pagamento. www.caedu.com.br.

Sobre a Zenvia

A Zenvia é líder brasileira em serviços de mobilidade. Fundada em 2003, permite engajar pessoas com empresas e conteúdos, por meio de soluções de comunicação, publicidade e distribuição de conteúdos em dispositivos móveis. Com empreendedorismo e inovação em seu DNA, a Zenvia oferece soluções para mais de 5.000 empresas no Brasil com serviços em parceria com operadoras e empresas. No final de 2014, recebeu aporte da BNDESPAR e Oria para impulsionar sua estratégia de expansão e consolidação no mercado de mobilidade. Como parte desta estratégia, recentemente adquiriu a área de Serviço de Valor Agregado (VAS) da Spring Mobile Solutions.

Nenhum comentário