Últimas

Comunicação e relacionamento com o mercado: insights importantes para o gestor

No oitavo vídeo da série de dicas sobre comunicação, a jornalista, assessora de imprensa, coach de comunicação e diretora do Painel Wh Comunicação, Aline Fontoura, fala sobre uma sequência de ações que favorecerem a comunicação entre a organização e o mercado de atuação.

Aline explica que, atualmente vivemos em um processo midiático, ou seja, tudo passa por veículos de comunicação em massa. Desde as coisas que acontecem no mundo, até as atitudes tomadas pelas organizações. Isso significa que o valor de uma marca é indiscutível, podendo em poucas horas ser reconhecida em todo o mundo, seja para o bem ou para mal. Essa informação leva ao próximo insight, que é sobre a responsabilidade que se carrega em uma marca. Segunda Aline, expandir o conhecimento é uma nova ferramenta que deve ser muito utilizada pelas empresas. Pensar em preço acessível e bom atendimento é o básico a ser feito, mas uma marca só aumenta o seu valor junto ao mercado e aos formadores de opinião, quando passa a transmitir o seu conhecimento em relação a sua área de atuação. Pois isso contribui para a expansão de todo o segmento de atuação. É importante salientar que quando uma organização trabalha bem a comunicação com o mercado e adquiri uma postura de autoridade na área, não sofre danos sérios em épocas de crise, porque se torna referência para o público nesses momentos. Aline ressalta que é fundamental para os gestores estarem sempre atentos a forma que o a empresa é vista pelo mercado, sempre validando e checando com o marketing, seja interno ou uma agencia contratada, os caminhos que estão sendo tomados. Pois a imagem que sem tem em frente ao mercado, nem sempre é a que se quer passar, tornando essa analise muito importante no processo. É preciso alinhar o posicionamento com o público, com os colaboradores e com os parceiros da organização, para que não exista falhas entre o que é realizado e o que é a imagem que se quer passar ao mercado.

Outro insight importante citado no vídeo é sobre responsabilidade social. Aline explica que praticar a benevolência traz retornos de marketing, por demonstrar ética e responsabilidade, além de sempre ser um diferencial para o cliente quando o mesmo está na dúvida entre duas ou mais organizações.

Aline também explica que é muito importante manter a comunicação interna funcionando, seja com sócios, acionistas, colaboradores e fornecedores. Esse tipo de comunicação é conhecido como endomarketing, ou seja, trabalhar a comunicação olhando para dentro. Essas ações podem ser feitas através de boletins, campanhas específicas, ou até com a oferta de cursos de qualificação, e fazem com que o público interno se sinta bem e trabalhe mais feliz, tornando e seu trabalho mais produtivo e também um comunicador positivo da marca, seja falando para a família, os amigos, os vizinhos, fornecedores ou para outros colaboradores.

O próximo insight fala sobre a importância das validações. Buscar validações do que é realizado pela empresa, através de prêmios, selos de qualidade e certificações, trazendo embasamento para a boa imagem da organização junto ao mercado.

Fechando os insights do vídeo, Aline ressalta que manter parceria com associações, entidades ou outras empresas também se torna uma ferramenta para amplificar a alcance da marca. Essa atitude leva o produto e o nome da organização para um público novo que também pode se tornar importante para a expansão de mercado.

Para assisir o vídeo completo acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=GgYDZsyFXNU


Nenhum comentário