Últimas

Cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça que pode estar ligada a arcada dentária

Especialista esclarece um mal que muitos desconhecem, porém possuem 


As dores de cabeça são companheiras frequentes hoje em dia, diversos tipos são descritas, por isso 01 de junho é o dia nacional de combate à cefaleia - justificada pelo ritmo de vida acelerado que gera estresse, ansiedade, depressão e tensão constantes –, que muitas vezes, culmina o incômodo que destrói o bem-estar, a qualidade de vida e o sossego de muitos.

A mais comum é, sem dúvida, a cefaleia tensional – dor parecida com a sensação de aperto, pressão na cabeça, que só ao toque já gera dor.

Ela se divide em três subtipos.
A Epsodica infrequente (12 dias) epsodica frequente( 12-180 dias) e cronica (+ de 180 dias). As mulheres são as mais acometidas e normalmente as de 30-40 anos.

Estudos epidemiológicos apontam a presença marcante da primeira, que acomete 87% da população.

A dor tende a vir e passar rápido; em alguns casos, porém, pode durar até dias, o que indica algo de errado.

Segundo o especialista em cirurgia buco-maxilo-facial pelo Hospital Federal de Bonsucesso, Bruno Chagas, uma das causas pode ser a contração da musculatura da face devido à sobrecarga emocional, apertamento ou ranger dos dentes, próteses mal - adaptadas, contatos dentários pré-maturos( dente que toca primeiro que os outros na arcada), entre outras.

Os estados de estresse emocional, ansiedade, tensão e depressão a que a pessoa é submetida provocam uma psicossomatização das questões emocionais sobre a região da boca e do rosto – e a pessoa, de forma involuntária, em vez de relaxar, descarrega a tensão sobre a região da boca apertando silenciosamente os dentes, o que pode ocorrer de dia ou à noite. Por isso, a avaliação da disfuncionalidade dento facial é um dos caminhos para a solução do problema.

Milena Rangel sofria com a cefaleia, as dores de cabeça eram constantes ao acordar e por vezes em horários aleatórios. Ela achava que a má alimentação poderia ser uma soma para as dores, até que procurou ajuda especializada.

Dentre os vários tratamentos indicados para a cefaleia – incluindo intervenções médicas, sobretudo neurológicas, por meio de remédios, como analgésicos –, Chagas conta que a normalização da região dento facial, morfológica e funcionalmente é a melhor opção. “Inibindo-se as parafuncionalidades (funções equivocadas da musculatura), as melhorias no conforto e no bem-estar do paciente são significativas”, conclui o especialista. Dentre as formas de tratamento da cefaléia tensional, o cirurgião cita uma novidade, a aplicação de (Toxina Botulinica) Botox, que promove um relaxamento da musculatura envolvida ,atenuando os espasmos musculares. Os resultados são percebidos em até 5 dias, segundo o especialista.

Crianças, adultos e adolescentes estão sujeitos ao desconforto. Conforme enaltecido, muitas vezes pode ser um problema momentâneo, mas, caso o quadro vá além do normal, é aconselhável que se procure um cirurgião dentista ou médico para melhor avaliação.

Serviço: Dr. Bruno Chagas

Cirurgião Buco Maxilo Facial


drbrunochagas@hotmail.com

https://www.facebook.com/brunochagas253

@drbrunochagas

(21) 2161-0948

Rua Augusto de Vasconcelos 544, sala 466 – Campo Grande, Rio de Janeiro

Nenhum comentário