Últimas

CPFL Jaguari e Prefeitura de Jaguariúna firmam parceria em projeto de arborização mais segura

Iniciativa prevê a substituição de árvores que oferecem risco à rede elétrica e à população, além do plantio de 10 mil mudas em cinco anos

(crédito: Divulgação CPFL), o prefeito da cidade, Gustavo Reis, e o presidente da CPFL Jaguari, Marco Antônio Villela de Abreu, fazem o plantio simbólico de uma muda.
Jaguariúna, 25 de maio de 2017 – A CPFL Jaguari – responsável pela distribuição de energia nas cidades de Jaguariúna e Pedreira, atendendo a aproximadamente 37 mil consumidores – e a Prefeitura Municipal de Jaguariúna assinaram nessa quarta-feira (24/5) um termo de compromisso para a revitalização urbana do município, por meio do Projeto Arborização Mais Segura.

As árvores que oferecem riscos à população serão identificadas por meio de um inventário realizado pelo Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente e, posteriormente, serão substituídas por novas mudas de espécies adequadas para o convívio harmônico com o contexto urbano. O início dos trabalhos está previsto para as próximas semanas, conjuntamente entre CPFL Jaguari e a administração municipal. Ao longo de cinco anos, será realizado o plantio de 10 mil mudas.

“O principal objetivo é garantir segurança à população”, enfatiza o prefeito municipal de Jaguariúna, Marcio Gustavo Bernardes Reis. “Uma árvore inadequada, com galhos condenados por fungos ou com raízes que obstruem uma calçada, podem provocar um acidente. Dependendo do porte da vegetação, também existe o risco à rede elétrica e o prejuízo de fornecimento de energia. A parceria com a CPFL Jaguari busca amenizar esses potenciais problemas, sem nos esquecermos do compromisso com o meio ambiente”, acrescenta.

A queda de galhos e de árvores que atingem a rede elétrica representa 2/3 do tempo em que o cliente da CPFL fica sem a prestação do serviço. “No período chuvoso, a concentração de ocorrências na rede de distribuição causadas pela queda de galhos de árvores é maior, já que o vento forte colabora para esse tipo de situação. Em Jaguariúna, durante o ano de 2016, a companhia registrou 235 interrupções do serviço, devido a danos causados à fiação”, ressalta o presidente da CPFL Jaguari, Marco Antonio Villela de Abreu.

Parceria também na educação ambiental

Além do compromisso de realizar a substituição das árvores e o plantio de novas mudas, a CPFL Jaguari e a prefeitura darão início a um programa de educação ambiental nas escolas municipais da cidade. Uma cartilha educacional foi elaborada para que os professores transmitam, em sala de aula, os principais cuidados para o plantio adequado de árvores. O material também será distribuído em pontos da cidade para disseminar as informações à população.

Outro acordo firmado, que consiste na segunda fase da parceria, são as podas das árvores existentes na cidade. A CPFL Jaguari desenvolve um programa focado na convivência harmoniosa entre a rede de energia elétrica e arborização urbana, e realizará somente as podas emergenciais para evitar riscos de danos à rede elétrica e que possam comprometer a segurança da população.

De acordo com Rodolfo Nardez Sirol, diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da CPFL Energia, critérios técnicos serão seguidos para evitar agressões desnecessárias às árvores. “Engenheiros, técnicos e eletricistas da CPFL e empresas terceirizadas receberão informações teóricas e práticas para executar a poda de maneira correta. Os trabalhos serão monitorados pelos especialistas em meio ambiente da distribuidora e também acompanhados pela administração municipal”, esclarece.

Mesmo os fatores externos (como temporais e a intervenção de vegetação) sendo as principais causas de falta de energia, a distribuidora registra os melhores índices de qualidade do serviço prestado entre as concessionárias de grande porte do Brasil, de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O índice de duração das interrupções (DEC) da CPFL Jaguari, que sinaliza, em média, o número de horas que um consumidor fica sem energia durante um ano, foi de 6,76 horas. Por sua vez, a frequência das interrupções (FEC) apurada foi de 7,15 vezes. A média brasileira, em 2016, foi de um DEC de 15,82 horas e um FEC de 8,87 vezes. A distribuidora atende 22.191 consumidores na cidade de Jaguariúna.

Solicitações de podas de árvores, cujos galhos oferecem risco de interferência na rede elétrica, podem ser feitas pelos canais de relacionamento da empresa, como o site: www.cpfl.com.br ou pelo telefone 0800 774 4460 (ligação gratuita). Confira, a seguir, os motivos pelos quais é importante realizar a poda de árvores e as consequências de não a realizar:

Ao adotar espécies de árvores apropriadas para a área urbana, é possível evitar:

· Danos nas redes elétrica, subterrâneas de água, esgoto, telefonia, gás e galerias de águas pluviais
· Entupimentos de calhas e canalizações
· Danos às coberturas
· Comprometimento da iluminação pública

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como:

· Vazamentos de corrente elétrica da rede para o solo (por meio das árvores), podendo inclusive atingir pedestres, principalmente em caso de chuvas
· Rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas
· Risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, danos em aparelhos elétricos das residências, interferência com o sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico da própria CPFL, etc.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Nenhum comentário