Últimas

"FAÇA-SE A ÁGUA - A solução de Israel para um mundo com sede de água"

Todos os dias são publicadas notícias urgentes sobre a crescente falta de água no mundo inteiro. Ou seja, não há tempo a perder na busca de soluções.

O governo dos Estados Unidos já sabe que quarenta de seus cinquenta estados – assim como 60% da superfície terrestre do planeta – logo mais experimentarão um desequilíbrio alarmante entre as demandas crescentes de água e a água disponível. Se ações não forem colocadas em prática, o preço dos alimentos aumentará e o crescimento econômico vai se desacelerar. E a consequência provável será a instabilidade política.

Faça-se a água ilustra como Israel pode servir de modelo para os Estados Unidos e os demais países do mundo, mostrando como amenizar o resultado das calamidades hídricas iminentes. Mesmo que o deserto corresponda a 60% da área do país, Israel não só resolveu seu problema hídrico, como também tem água em abundância. Aliás, o país fornece água aos seus vizinhos – os palestinos e o reino da Jordânia – diariamente.

Baseado em pesquisa meticulosa e centenas de entrevistas, Faça-se a água revela os métodos e técnicas de inventores, frequentemente muito pouco convencionais, que permitiram a Israel se tornar líder mundial em tecnologia hídrica de ponta.

Faça-se a água também relata histórias desconhecidas acerca de como a cooperação em sistemas hídricos pode forjar vínculos diplomáticos e promover a unidade. Notavelmente, não muito tempo atrás, o hostil Irã dependia de Israel para a administração de seus sistemas hídricos – e o acesso ao know-how hídrico israelense ajudou a descongelar as relações entre China e Israel.

Belamente escrito, Faça-se a água é um relato inspirador acerca da visão e do sacrifício de uma nação e de um povo que há muito fizeram da segurança hídrica uma prioridade essencial. Apesar dos poucos recursos hídricos naturais, com uma população e uma economia em rápido crescimento e vizinhos frequentemente em con­flitos, Israel tem consistentemente ocupado a posição de líder na curva de inovação hídrica – que deve assegurar um futuro dinâmico e vital. Toda cidade, todo país e todo leitor podem se beneficiar do conhecimento de como Israel fez para superar desafios assustadores e se transformar de uma terra ressequida a uma superpotência hídrica.

SETH M. SIEGEL é advogado, ativista, escritor e empreendedor serial de grande sucesso. Os seus ensaios sobre a água e outras políticas têm sido publicados nos jornais The New York Times, The Wall Street Journal, Los Angeles Times e nos principais meios de comunicação da Europa e da Ásia. Siegel é membro do Conselho de Relações Exteriores. Frequentemente dá palestras sobre diversos tópicos, incluindo política hídrica, política no Oriente Médio e segurança nacional. Em seu blog, disponível em www.sethsiegel.com, discute questões ligadas à água. É casado e mora na cidade de Nova York.

No Twitter: @SethMSiegel

Para mais informações, visite www.SethMSiegel.com

Nenhum comentário