Últimas

Grupo Tiradentes e Google: inovação na educação superior

Pioneirismo e inovação na educação superior


Vem do Nordeste brasileiro um dos maiores exemplos de investimento em inovação na educação. O Grupo Tiradentes, mantenedor de instituições de ensino superior que hoje somam mais de 50 mil estudantes, começa a marcar presença como referência nacional quando o assunto é a utilização de tecnologias da informação para dinamizar o processo de aprendizagem. No Brasil, o Grupo é o único da área educacional reconhecido como case de sucesso pelo Google, no site “Juntos dá para fazer mais”, onde a empresa norte-americana apresenta as melhores iniciativas dos seus principais parceiros.

A parceria entre as duas empresas envolve a estruturação de “Learning Spaces”, salas de aula adaptativas para metodologias ativas e a oferta do Google For Education, pacote de ferramentas tecnológicas que permitem a interação entre professores e alunos em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. O Grupo Tiradentes foi o primeiro do Nordeste a oferecer o acesso a plataformas como hangouts, Gmail, softwares de apresentação de documentos e planilhas e o Classroom completamente integrado ao sistema acadêmico das suas instituições.

Learning Spaces

Nas salas de aula adaptativas, as ações passam a ser centralizadas no estudante e não mais no professor. “Isso dá mais autonomia ao aluno, que se torna o protagonista do seu aprendizado”, avalia o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Sávio Alcântara Machado.

Nos learning spaces, o acadêmico estuda com o chromebook, modelo de notebook ainda pouco utilizado no Brasil, mais leve e que trabalha com armazenamento de arquivos em nuvens. “Utilizamos tecnologia sem necessidade de tomadas elétricas nas bancadas ou cabos de redes, pois os equipamentos são portáteis, têm dez horas de autonomia e wifi. É o início da substituição dos cadernos convencionais”, vislumbra Domingos.

O ambiente do learning space é preparado para receber acadêmicos de diversos cursos e períodos, ao mesmo tempo, em atividades interdisciplinares e colaborativas. Em apenas dois minutos, o mobiliário da sala pode ser adaptado para qualquer tipo de atividade. Ao final da aula, o espaço de interação entre docentes e discentes continua por meio das ferramentas do Google For Education.

Ariel Koren, gerente do Google For Education na América Latina
A norte-americana Ariel Koren, gerente do Google For Education na América Latina, visitou uma das instituições do Grupo e ficou impressionada com a estrutura. “A missão do Google é modernizar a educação, e dá para perceber que o trabalho do Grupo Tiradentes é muito inovador. As salas no formato Google são ambientes onde realmente dá para criar, inovar, imaginar e fazer coisas interessantes”, elogia.

Resultados

Os primeiros resultados já começam a ser quantificados. “A aceitação dos nossos estudantes é acima de 85%, pois eles já conhecem as ferramentas. Houve aumento da produtividade, pois o professor consegue dar retorno mais rápido ao estudante que, por sua vez, já não precisa copiar materiais nem usar pendrive. O acesso é na nuvem e ilimitado”, explica o professor Domingos Machado.

A parceria com Google é fruto de um processo de modernização no ensino por meio de novas tecnologias da informação iniciado pelo Grupo Tiradentes em 2014. O projeto denominado Tiradentes Digital também inclui parcerias com outros grandes players mundiais, a exemplo da Cisco e HP. “Todas essas iniciativas comprovam que, no Grupo Tiradentes, o conhecimento não tem limites”, finaliza Domingos.

Nenhum comentário