Últimas

Mercado de trabalho mostra primeiros sinais de estabilização

São Paulo, 15 de maio de 2017 - Apesar de alguns sinais de melhora no começo do ano e do leve crescimento exibido em março, o Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego voltou a registrar queda em abril de 2017. Na comparação com o mês anterior, a variação foi de -3,6%; quando comparado com o nível de abril de 2016, a redução foi de 5,7%.
Já o Índice de Novas Vacâncias continua em queda (-7,2%) com relação a abril de 2016. Tal queda voltou a acelerar após 3 meses consecutivos de reduções. Com relação a março de 2017, houve redução de 0,9%.
Por fim, o Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato, que mede a concorrência entre candidatos por uma vaga de emprego, registrou retração de 24,3% com relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação feita com março de 2017 houve redução de 4,4%.
ÍNDICE CATHO-FIPE DE
NOVAS VAGAS DE EMPREGO
ÍNDICE DE
NOVAS  VACÂNCIAS
ÍNDICE DE
VAGAS POR CANDIDATO
Variação último mês (Abr/17)
-3,6%
Variação último mês (Abr/17)
-0,9%
Variação último mês (Abr/17)
-4,4%
Acumulado em 2017
-4,4%
Acumulado em 2017
-6,0%
Acumulado em 2017
-26,1%
Abr/17 X Abr/16
-5,7%
Abr/17 X Abr/16
-7,2%
Abr/17 X Abr/16
-24,3%
 
ÍNDICE CATHO-FIPE DE NOVAS VAGAS
■ GERAÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO CAI EM ABRIL
 
O Índice Catho-Fipe de Novas Vagas é calculado com base com dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho. Seu valor está relacionado com a dinâmica da atividade econômica do país, sobretudo no que se refere a mudanças na geração de postos de trabalho.
 
 
ÍNDICE DE NOVAS VACÂNCIAS
■ NÚMERO DE VAGAS POR TRABALHADOR EM POTENCIAL NA ECONOMIA TAMBÉM SOFRE REDUÇÃO
 
 
O Índice de Novas Vacâncias é calculado com base na razão entre novas vagas de emprego (Índice Catho-Fipe) e população economicamente ativa (PME-IBGE). Quanto maior o seu valor, menor tende a ser a taxa de desemprego.
 
ÍNDICE DE VAGAS POR CANDIDATO
■ RELAÇÃO VAGA-CANDIDATO CONTINUA CAINDO NA COMPARAÇÃO INTERANUAL
 
 
 

O Índice de Vagas por Candidato é calculado com base na razão entre as vagas de emprego e o número de candidatos em um determinado período. Movimentos no indicador apontam para mudanças no poder de barganha e negociação salarial no mercado de trabalho: valores mais altos indicam maior poder de barganha dos trabalhadores, pois há mais vagas disponíveis por candidato.

Nenhum comentário