Últimas

Na próxima quarta-feira (31/05), a Academia Mineira de Letras realiza a palestra "30 anos sem Primo Levi", com a psicóloga Lucíola Macêdo

DIA 31 DE MARÇO, ÀS 17 HORAS, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

Lucíola Macêdo - Divulgação
A Academia Mineira de Letras realiza nesta quarta-feira (31), às 17h, a palestra “30 anos sem Primo Levi”, com a pscicóloga Lucíola Macedo, uma homenagem aos 30 anos sem o escritor e químico italiano que deixou inestimável legado. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Nascido em Turim, Itália, em 1919 e autor de grande obra pouco difundida no Brasil, Primo Levi era judeu e químico por formação. Escreveu romance, ensaio, conto, poesia e foi articulista regular do Jornal La Stampa por quase trinta anos. Seus livros mais conhecidos são aqueles em que narra o que se passou no período em que foi preso e confinado no campo de concentração de Auschwitz, entre fevereiro de 1944 e janeiro de 1945.

O período vivido confinado e sua jornada de volta à pátria, foram os impulsores e eixos principais em torno da qual nasceu sua produção literária. Suas obras “É isso um homem?” e “A Trégua” contam suas experiências no aberrante episódio da Segunda Guerra Mundial e seu longo caminho para retornar à Itália. Além disso, também escreveu duas obras memorialísticas, “Momentos de Reparação” e “Sistema Periódico”, este último considerado o melhor livro de ciência já escrito.

Sobre a palestrante:

Lucíola Freitas de Macêdo é psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisas nas áreas de Psicanálise e Literatura de testemunho e experiência docente com ênfase em Clínica e Políticas da Memória. É autora de livros artigos nas áreas de sua atuação clínica, epistêmica e institucional; entre seus livros estão: “Soante” (Poemas/Scriptum, 2013) e “Primo Levi, a escrita do trauma” (Subversos, 2014) – Livro Finalista Prêmio Jabuti 2015.

SERVIÇO:

Palestra “30 anos sem Primo Levi”, com Lucíola Macêdo
Data: 31 de maio
Horário: 17 horas.
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita.
academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Nenhum comentário