Últimas

Por que educação financeira não funciona?

Nunca se falou tanto em educação financeira. Mesmo assim, o grau de endividamento das famílias segue crescendo. Coach Financeiro Roberto Navarro mostra por que isso acontece e o que temos de fazer para mudar esse cenário.

São Paulo, maio de 2017 – Mais de 60 milhões de brasileiros está inadimplente, de acordo com uma recente pesquisa do Procon, divulgada no último mês de abril. Além de alarmante, esse dado preocupa também por apontar um altíssimo grau de endividamento e inadimplência entre os jovens: quase 20% (pouco mais de 10 milhões de pessoas) desse total de inadimplentes têm entre 18 e 25 anos. Ou seja, a dificuldade de lidar com dinheiro não está concentrada nos chefes de família. Ela é irrestrita e generalizada.

Ainda que já existam algumas iniciativas que visam levar conteúdo de educação financeira para dentro das escolas, o desafio de transformar a maneira com que as pessoas se relacionam com o dinheiro é repleto de armadilhas e passa por questões bem mais complexas, como. “Uma vida de abundância não tem a ver com classe social, mas com crenças. Se você simplesmente acreditar que será milionário, estará muito mais próximo de alcançar esse objetivo do que alguém que estuda em Harvard mas não acredita que pode ser milionário”, diz Roberto Navarro, CEO do Instituto Coaching Financeiro (ICF), mais notável programa de Formação e Educação Financeira com Coaching do país.

É justamente por isso que a chamada “educação financeira tradicional” não dá conta de efetivamente transformar a maneira com que as pessoas lidam com o dinheiro: ela oferece conhecimentos intelectualmente interessantes (embora nem sempre novos), mas não atua na mudança de comportamento, essencial para que alguém endividado possa sair dessa condição e começar a investir dinheiro. “A educação financeira tradicional está baseada em três pilares: gaste menos do que ganha; invista o que sobrar; reinvista os dividendos. Nada disso é novidade. Todo mundo sabe, conscientemente, o que fazer para não se endividar, mas isso não é suficiente. Se fosse, não teríamos tantas pessoas com dificuldades financeiras hoje em dia. Por isso, precisamos trabalhar os comportamentos das pessoas”, explica Navarro.

Inteligência Financeira é o caminho

Para contornar as deficiências dos programas tradicionais de educação financeira, o Instituto Coaching Financeiro aposta no conceito de Inteligência Financeira, que visa ressignificar a maneira com que as pessoas se relacionam com o dinheiro. Na prática, isso significa “atacar” de maneira incisiva as crenças limitadoras que muitos carregam. O desprezo pelos cálculos cotidianos, o consumo desenfreado, o acúmulo desnecessário de bens. Tudo isso é trabalhado para que o caminho rumo ao sucesso financeiro seja aberto e explorado ao máximo.

Vale a pena conhecer os cursos ministrados pelo ICF: http://www.coachfinanceiro.com/.

Nenhum comentário