Projeto “Santa Leitura” estará na Pampulha no próximo domingo
No dia 7 de maio o ponto de encontro será ao lado da Igreja São Francisco de Assis
Este encontro tem como foco as crianças, mas os adultos também poderão aproveitar, e contará com uma variedade enorme de livros de literatura infantil, além de vários contadores de histórias, escritores e educadores, entre eles, Pierre André, Patrícia Cinara, Vânia Bonadio e muitos outros!
Neste dia será inaugurada a lojinha do projeto que disponibilizará para venda algumas lembrancinhas com a logo do “Santa Leitura” como copos, xícaras e canetas. “Para ajudar na continuidade do projeto tivemos a ideia de produzir esses mimos, pois as pessoas, além de ajudarem, poderão levar uma lembrança do “Santa Leitura” para casa”, comenta Estella Cruzmel, idealizadora do projeto.
Sobre o projeto
O projeto “Santa Leitura” nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta Estella.
Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella levou o projeto para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura.
No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura”, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza teve início. “Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à praça para guardar todo o material. Em junho, o terceiro evento já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas”, destaca Estella. Hoje, em dias de “Santa Leitura”, a praça é motivo de orgulho para a comunidade, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce cada dia mais.
Nenhum comentário