Últimas

Rôgga visa ampliar programas de inovação com apoio da Finep

Visita Finep Australis/Divulgação: da esquerda para a direita - Ricardo Toledo (Engenheiro civil da Rôgga, responsável pelas obras do Australis), Felipe Santos (auxiliar de engenharia Rôgga nas obras do Australis), Gerson Castanho (gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Rôgga), Marco Barcelos (gerente do Departamento de Engenharia, Metal-Mecânica, Equipamentos, Transportes e Serviços da Finep), José Maria Medeiros (analista do Departamento de Engenharia, Metal-Mecânica, Equipamentos, Transportes e Serviços da Finep) e Mayara Amin de Lima, engenheira civil do P&D, da Rôgga)
A Rôgga Empreendimentos, desde 2015, investiu mais de R$ 17 milhões, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a implantação definitiva do sistema Rôgga Edifícios Sustentáveis (RES). Diante dos bons resultados, a construtora catarinense visa ampliar os programas de inovação com apoio da financiadora. “O objetivo é desenvolver empreendimentos projetados com soluções de sustentabilidade, que gera mais qualidade, mais competitividade e mais eficiência ambiental. O sistema RES resulta em até 80% de diminuição dos resíduos gerados durante a construção dos empreendimentos, entre outros benefícios”, informa o diretor-presidente Vilson Buss.

Na última terça-feira, dia 16, a Rôgga recebeu a visita de uma equipe técnica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Departamento de Engenharia, Metal-Mecânica, Equipamentos, Transportes e Serviços. O gerente Marco Barcelos e o analista José Maria Medeiros conheceram a sede da Rôgga, no Perini Business Park, em Joinville, o Centro de Preparação e Logística (CPL), também dentro do condomínio industrial, e as obras do Australis Easy Club, empreendimento em construção na cidade.

O apoio culminou na implantação do Centro de Preparação e Logística (CPL). Trata-se de uma área de 2 mil m² localizada no do Perini Business Park, em Joinville (SC), destinada ao processo construtivo industrializado. Entre os demais resultados, estão a torre carimbo, com lajes, vigas e escadas produzidas de forma industrializadas no CPL, um plano de logística e canteiro mais adequados para este tipo de processo produtivo; protótipo de paredes em concreto (terreno em frente ao CPL); reduções de geração de resíduos e aumento e melhora dos índices de qualidade da construtora.

“A visita foi realizada para a área técnica da Finep constatar in loco que investimos os R$ 14 milhões de forma correta e assertiva, conforme demonstrado em nossos três relatórios entregues e já aprovados”, informa Gerson Castanho, Diretor Técnico da Rôgga.

Além de Castanho, a equipe técnica da financiadora também foi acompanhada por Mayara Amin de Lima, engenheira civil do P&D e Thaís de Souza Gomes, coordenadora do CPL. No Australis, a equipe foi acompanhada por Castanho, Ricardo Toledo, engenheiro civil responsável pelas obras do empreendimento e o auxiliar de engenharia Felipe Santos, que esclarecem aos visitantes os benefícios que obtiveram com o processo produtivo, como, por exemplo, redução de tempo de elevação da estrutura, redução da geração de resíduos, melhor organização do canteiro de obras, geração de bem estar e motivação dos colaboradores. Ao todo 380 apartamentos já foram construídos neste sistema e 856 estão em construção.

Nenhum comentário