Últimas

Shopping Contagem exalta a diversidade com exposição fotográfica

A mostra 47 Cromossomos e 1000 possibilidades, que tem como objetivo valorizar as pessoas que têm Síndrome de Down, ficará no Shopping Contagem até o dia 31 de maio

Foto/Cecília Schirmer
“Somos todos iguais”. Essa é a premissa de Cecília Schirmer, fotógrafa e mãe de Rafaela Aparecida, 11, que têm Síndrome de Down. “O meu intuito é mostrar para as pessoas que quem tem a Síndrome de Down pode viver normalmente, trabalhando e se divertindo. Eu queria que a sociedade entendesse que essas pessoas, inclusive minha filha, podem e devem levar uma vida comum como qualquer outro”, comenta.

A exposição possui 16 fotos grandes (50cm x 70cm), que foram adaptadas em expositores e que estão localizadas no 1ºpiso do Shopping Contagem. Os registros fotográficos revelam jovens com síndrome em situações diárias. Diversos perfis são retratados na mostra: padeiro, ator, esportista, músico, artesão e até uma senhora já aposentada. “Assim como nós eles também envelhecem. Coloquei ainda, o registro de um casal de namorados, pois eles podem namorar sim, porque não?”, questiona Cecília.

Foto/Cecília Schirmer
De acordo com a fotógrafa, a inclusão somente acontecerá de fato quando aceitarmos as diferenças inerentes aos seres humanos de forma igualitária. “Espero que a exposição abra espaços para outras famílias e que as pessoas com Down tenham possibilidades de estar na sociedade como pessoas normais, que são. Vamos acabar com o preconceito que ainda existe, pois somos todos iguais”, destaca Cecília.

Inclusão

Cecília Schirmer acredita que o primeiro passo para a inclusão é o tratamento de forma igualitária. “É por isso que deixo minha filha realizar todas as tarefas que ela gosta de fazer. Eu a trato como uma criança normal. Rafaela já tem uma ocupação que ama fazer, desfilar. E, que criança não gostaria de desfilar? Acredito que a maioria delas têm esse sonho”.

O empresário Célio Faria, proprietário da loja Flor do Dia, conta que Rafaela Aparecida é uma criança muito amorosa e esperta. “Ela é a nossa queridinha da loja”, comenta. Ao convidar a menina para desfilar pela marca, Célio disse que ficou muito feliz com o desempenho de Rafaela e com a interação dela com as outras crianças. “A inclusão passa pelo reconhecimento das igualdades e não pelas diferenças”, completa Célio.

Cecília reforça que no geral aqueles que têm a síndrome são extremamente responsáveis com suas tarefas e adoram se sentir úteis, como todos nós. “Muitas vezes eles são tão dedicados que chegam a ser perfeccionistas. A inclusão existe hoje muito no papel. Sonhamos que num futuro próximo essas pessoas possam trabalhar com dignidade e que a sociedade tenha um olhar diferente sobre ela”.

Serviço

Exposição 47 Cromossomos e 1000 possibilidades
Data: de 17 de maio até 31 de maio
Horário: de segunda à sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 14h às 20h
Local: 1ºpiso do Shopping Contagem (em frente a Happiness)
Endereço: Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 - Cabral, Contagem - MG
Entrada: franca

Nenhum comentário