Últimas

Terapia por ondas de choque promete solucionar dores musculares

Por Dr. Sérgio Costa, Ortopedista com Especialização em Cirurgia de Joelho, Artroscopia e Próteses pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); Pós-Graduado pela Faculdade de Medicina da USP em Ortopedia e Traumatologia; Mestre pela USP; e Coordenador da Equipe Médica do Hospital São Luiz, unidade Itaim


Falar sobre terapia de choque nos dias de hoje pode soar meio assustador. Mas este tratamento, chamado de Terapia por Ondas de Choque (TOC), é bem diferente do que você imagina. Com a promessa de melhorar a qualidade de vida, a TOC se tornou uma revolução no tratamento para dores do corpo.

O procedimento consiste em um aparelho de alta tecnologia que emite ondas acústicas de baixa, média e alta potência, que se propagam através do tecido, até a região da dor.

Para se ter ideia da evolução, o tratamento antigo era realizado em um ambiente ambulatorial, sob anestesia local, levando até 30 minutos. Com a TOC, o tratamento pode ser feito no consultório do médico, levando de 10 a 15 minutos, sem anestesia.

Indicações

A TOC é bastante indicada para o tratamento de patologias como:

Tendinite calcárea do ombro;
Cotovelo de Tenista (epicondilite);
Fascite Plantar;
Tendiníte aquíleana;
Tendinites não solucionadas com outros tratamentos;
Bursite troncateriana;
Pseudo-artrose;
Retardo de consolidação de fraturas;
Necrose avascular;
Síndrome Miofascial – pontos de gatilho.

Benefícios da TOC

Efeito analgésico;
Alterações estruturais no tecido, com aumento da atividade metabólica;
Estimulação do processo regenerativo do tecido;
Estimulação da formação óssea;
Tratamento ambulatorial;
Tratamento não-invasivo;
Baixo índice de efeitos colaterais.

Contra-indicações

Doença neurológica e vascular do pé; história da ruptura do ligamento da fáscia plantar; placas de crescimento dos ossos abertas, gravidez, metal implantado no local do tratamento (como parafusos e pinos), hipersensibilidade à dor, tumores malignos, uso de anti-coagulantes, região pulmonar, cerebral ou medular.

O Tratamento

O médico indica o número de sessões, que variam de 3 a 5.

O tempo de aplicação dura de 10 a 15 minutos por sessão, de acordo com cada caso. No início do tratamento, pode haver um desconforto, que some após 30 minutos. Trinta dias após a primeira sessão, 80% dos pacientes submetidos ao tratamento, sentiram pouca ou nenhuma dor na região tratada.

Nenhum comentário