Últimas

ABNT promove campanha para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Normas Técnicas são fundamentais para promover a Agricultura inteligente e contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

A agricultura é o pilar da vida, alimentando populações do mundo e produzindo o que precisamos para sobreviver e prosperar. Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. Para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. As normas técnicas são ferramentas valiosas para esse setor, pois fornecem orientações e melhores práticas referentes a maquinários, ferramentas e métodos de cultivo.

Por esse motivo, nada melhor do que comemorar o Dia Mundial do meio Ambiente, falando sobre o benefício das normas para contribuir com a Agricultura Sustentável. Na semana de 5 a 9 de junho, a ABNT, sintonizada com a International Organization for Standardization (ISO) promoverá uma campanha em suas redes sociais e Portal, que abordará as normas que existem sobre o assunto. Além disso, a ISO promoverá no dia 8 de junho, um Tweetchat para discutir o tema. Para os interessados, basta acessar www.tweeter.com/isostandards.

São diversos Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo que trabalham ativamente em normas técnicas voltadas ao setor.

As normas para a agricultura abrangem todos os aspectos, desde a irrigação e os sistemas de posicionamento global (GPS) até à maquinaria agrícola, o bem-estar dos animais e a gestão sustentável. Ajudam a promover métodos eficazes, assegurando que tudo na cadeia de abastecimento - da exploração agrícola ao garfo - satisfaça níveis adequados de segurança e qualidade, e também promovem a sustentabilidade e uma gestão ambiental sólida que contribuem para um futuro melhor.

Os benefícios das normas para o setor são incontáveis. Agricultores, fabricantes e produtores de alimentos são os principais beneficiários das normas técnicas, pois elas asseguram que a produção é perfeita e facilitam o comércio global. Já para os consumidores, as normas ajudam a aumentar a eficiência, sustentabilidade e rastreabilidade na produção de alimentos. Desta forma, é possível não só desfrutar de um produto final de boa qualidade que é seguro para comer, mas também ter acesso a uma variedade maior de alimentos. Para os reguladores, as normas ajudam as organizações a atender aos requisitos legais e da indústria, estabelecendo padrões de referência para a segurança funcional, rastreabilidade e qualidade de tudo, proporcionando uma base sólida para a implementação de políticas públicas. E para o ambiente, evita a degradação dos solos que afeta a todos, ameaçando a segurança alimentar e o abastecimento de água, e tem um impacto significativo nas economias.

Com a crescente população mundial, a melhoria da sustentabilidade no setor agroalimentar é talvez nosso único meio de sobrevivência. Ser "socialmente responsável" é a chave para alimentar o planeta. A ABNT e a ISO possuem uma série de normas destinadas a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social.

O desafio de como vamos alimentar a população mundial em expansão - de uma forma sustentável, econômica e ambientalmente amigável - está gerando uma revolução agrícola. Diariamente, alimentos são transportados por diferentes países. Isso pode torná-los vulneráveis à contaminação e outros perigos. As normas técnicas promovem a qualidade e a segurança dos alimentos, bem como a eficiência da cadeia de suprimento alimentar, desde a fazenda até chegar à mesa das pessoas e ajudam a prevenir doenças, detectar bactérias e gerir riscos.

O setor agrícola enfrentará enormes desafios para alimentar as 9,6 bilhões de pessoas que a Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) prevê que irão habitar o planeta até 2050. Então qual é a solução? Bem-vindo à agricultura inteligente.

Junte-se a nós! Envolva-se e contribua para um futuro mais verde e sustentável. Participe dos Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo da ABNT. A participação é aberta e voluntária a qualquer interessado.

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Nenhum comentário