Últimas

Projeto que promove o fomento de agentes transformadores da sociedade abre inscrições

3ª edição da iniciativa, promovida pela startup Colab.re, selecionará 35 jovens de todo o Brasil interessados em adquirir vivência para a promoção de melhores condições de vida em sociedade, com educação cidadã e inovação 

São Paulo, junho de 2017 - Acaba de ser lançada a terceira edição do projeto Transformadores Colab, programa de inovação e educação cidadã organizado pelo Colab, plataforma de gestão colaborativa que conecta cidadãos às cidades. A proposta da iniciativa é tirar os líderes do presente e possíveis líderes comunitários do futuro de suas zonas de conforto, proporcionando uma experiência de campo transformadora para a promoção de melhores condições de vida em sociedade.

Por meio da vivência e imersão, 35 jovens de todo o país passarão, no próximo mês de outubro, três dias em São Paulo para um grande aprendizado social. Eles conhecerão iniciativas empreendedoras comunitárias na periferia e movimentos sociais organizados, participarão de imersões em ações de políticas públicas das prefeituras de Campinas e da capital paulista, bem como aprenderão sobre mecanismos de participação social e de transparência.

No evento de lançamento do terceiro Transformadores Colab foi exibido um documentário em curta metragem sobre a experiência dos participantes da segunda edição do projeto, que você pode conferir aqui.

Na ocasião, a Civic.co, plataforma de coworking para empreendimentos sociais que trabalhem com questões de gestão pública, oficializou a doação de R$ 40 mil para ajudar na viablilização da nova edição do projeto, já que todo o programa é realizado com recursos financeiros angariados por meio de financiamento coletivo no Catarse (confira aqui). Segundo os organizadores, essa é uma maneira de garantir a participação de jovens de todo o país. O objetivo é arrecadar mais R$ 54 mil reais para zerar todos os custos do programa até o início da imersão, em outubro.

“É com a vivência que os jovens são incentivados a empreender a partir das oportunidades e desafios extraídos de cada contexto e a desenvolver práticas sustentáveis e inovadoras para suas cidades, criando as suas próprias iniciativas”, afirma Daniella Almeida, coordenadora do programa. “Nós não visamos lucro algum com esse projeto, queremos apenas promover o desenvolvimento do conhecimento entre as pessoas interessadas em participar de ações transformadoras da sociedade em suas regiões de origem”, completa Bruno Aracaty, sócio e cofundador do Colab.

As duas primeiras turmas do Transformadores receberam 1.450 inscrições de jovens das cinco regiões brasileiras. Atualmente, 11 projetos fruto das duas primeiras imersões realizadas em São Paulo estão em fase de desenvolvimento. Elas englobam as áreas de educação, cultura, cidadania e engajamento social, entre outras.

SOBRE O COLAB


Criada em 2013 pelos pernambucanos Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi, o Colab (www.colab.re) é uma plataforma de gestão colaborativa, que conecta cidadãos às cidades. Em tempo real e de forma eficaz, a ferramenta permite que os usuários fiscalizem a qualidade dos serviços públicos, bem como possibilita que o governo promova consultas públicas sobre temas-chave dos municípios, a fim de priorizar os investimentos públicos com base na participação popular. Atualmente, o Colab conecta 155 mil usuários à mais de 130 cidades, como Recife, Niterói, Curitiba e Teresina. Já foi eleito o Negócio de Maior Impacto Social do Mundo e a Startup de Maior Potencial Global pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e um dos melhores aplicativos de governo do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas). O Colab está disponível em aplicativos Android e iOS, além da web (www.colab.re).

Nenhum comentário