Últimas

Alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro participam de videoconferência com estudantes ao redor do mundo

Segunda edição do Projeto Conexão promove diálogo entre diferentes culturas sobre temas essenciais para o Século XXI

Trocar informações, dialogar e debater ideias com jovens e acadêmicos que estão em outros continentes, a milhares de quilômetros de distância e inseridos em diferentes realidades, é o objetivo do Projeto Conexão: Sala de Aula no Mundo, iniciativa do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Em seu segundo ano de edição, o projeto é pioneiro e exclusivo no Brasil. A ação acontece por meio de videoconferências, que serão realizadas entre os dias 23 e 25 de maio. Os estudantes do ensino médio dos três Campi do Colégio escolheram temas para discutir com alunos, escolas e líderes de outras partes do mundo com o objetivo de fomentar o diálogo como forma de mudança, buscando iniciativas em conjunto para um futuro melhor e o bem comum. O projeto obteve o reconhecimento do Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, que publicará o tema em sua revista nacional.

O tema do Projeto Conexão dos alunos do Campus Morumbi será “Tecnologia e Sustentabilidade”. Já os estudantes do Campus Panamby optaram por discutir os “Sistemas Educacionais no Mundo”. Em Valinhos, o diálogo será sobre os jovens em organizações com destaque na tomada de decisões. Além do Brasil, o Projeto Conexão contará com a presença de quatro países: Alemanha, Espanha, México e Estados Unidos. Daniel Alonso, jovem mexicano indicado ao Nobel da Paz, fará participação especial em um dos debates.

“Esse intercâmbio virtual é extremamente positivo para os estudantes desenvolverem diversas habilidades. Além de adquirir conhecimento, eles entendem que é necessário buscar soluções em conjunto para mudanças ao redor do planeta e que a realidade pode ser extremamente diferente dependendo do ambiente em que você vive. Do ponto de vista pedagógico, é uma oportunidade para praticarem idiomas, como o alemão, o inglês e o espanhol, e compartilharem seus costumes e tradições. É uma excelente iniciativa para identificarmos líderes e buscarmos soluções humanas para tantos temas”, afirma a Diretora Pedagógica do Porto Seguro, Silmara Casadei.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

Nenhum comentário