Últimas

Ao celebrar 50 anos, Finep faz homenagem ao CPqD

19 de junho de 2017 - A Finep está completando 50 anos e, para comemorar a data, realizará um evento no Rio de Janeiro, na segunda-feira (19/06), durante o qual homenageará instituições e personalidades que marcaram sua trajetória. É o caso do CPqD, que vem cultivando, ao longo dos anos, estreita parceria com esse importante agente de fomento à ciência, tecnologia e inovação no país.

“A Finep sempre teve um papel importante na história do CPqD. Como gestora dos recursos para os projetos desenvolvidos com o apoio do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), a Finep passou a fazer parte do nosso dia a dia”, lembra Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD. “Com o tempo, esse relacionamento foi se intensificando, até que, no ano passado, a financiadora tornou-se sócia da BrPhotonics, empresa criada pelo CPqD para atuar no mercado de dispositivos fotônicos e microeletrônicos para sistemas de comunicações ópticas de alta velocidade, que é uma área estratégica para o país”, acrescenta.

O presidente destaca ainda outro marco significativo desse relacionamento: a Finep participa do Conselho Curador do CPqD, desde que foi criado (quando a organização se tornou uma fundação de direito privado). “Dessa forma, a Finep tem contribuído, no decorrer dos anos, com a tomada de decisões estratégicas referentes à inovação no CPqD”, conclui.

O evento em que a homenagem será realizada marca o início das comemorações pelos 50 anos da Finep. Durante a cerimônia, que acontece no Museu do Amanhã, também serão lançados o selo e o carimbo alusivos ao cinquentenário e assinados diversos convênios relacionados a chamadas públicas da Finep.

Nenhum comentário