Últimas

Atrium Shopping traz a exposição “Frotage: uma técnica e uma arte”

O artista plástico português Raul Barros é um dos poucos no mundo a trabalhar temas náuticos em modelos tridimensionais sobre tela


De 23 de junho a 2 de julho o Atrium Shopping, em Santo André, apresenta a exposição “Frotage: uma técnica e uma arte”. O método frotage, criado pelo artista dadaísta Max Ernst no início do século XX, consiste na criação de texturas sobre a tela a partir da fricção. Além disso, Barros trabalha também com a sobreposição de esculturas em madeira sobre a pinturas, gerando um efeito tridimensional. O artista pertence a uma longa linhagem de marinheiros e é um dos poucos hoje no mundo a trabalhar com frotage em motivos náuticos.



A mostra reúne obras que retratam mares, embarcações e o universo marinho sem diferentes aspectos e cores. As réplicas de embarcações incorporadas às obras mostram caravelas e galeões dos séculos 16 e 17, entalhadas à mão e seguindo padrões e regras da construção naval em sua elaboração. Dependendo das dimensões de cada embarcação, o trabalho pode levar meses para ficar pronto.

Mais sobre Raul Barros

Nascido em Viana do Castelo em 1952, Raul Barros é formado em Belas Artes pela Escola de Paris. Em Austerlitz, na Holanda, o artista estudou escultura, pintura e aperfeiçoou suas técnicas de construção de réplicas, atividade que exercia desde os 16 anos, mesmo período em que conheceu a técnica de frotage. Criou cerca de 900 mil obras desde o início de sua carreira e realizou mais 40 exposições somente no Brasil. É membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach) de São Paulo e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Exposição “Frotage: uma técnica e uma arte” – artista: Raul Barros

Onde: Piso térreo, próximo à entrada principal
Quando: 23 de junho a 2 de julho

Atrium Shopping

Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 - www.atriumshopping.com

Sobre o Atrium Shopping

O Atrium Shopping possui 86.701,71 m² de área construída, cinco pavimentos, dos quais dois de estacionamento e três de lojas. O centro de compras destaca-se pelas presenças do Poupatempo de Santo André; das maiores âncoras do varejo, como Cinemark (7 salas), Renner, Casas Bahia, Lojas Americanas, Marisa, Riachuelo, Ri Happy, Besni, Di Gaspi e Preçolândia. Sua praça de alimentação possui 20 operações (McDonald’s, Burger King, SuperGrill, entre outras) e 1.200 lugares. O Atrium Shopping foi inaugurado em 29 de outubro de 2013, e está implantado em um projeto multiuso na Rua Giovanni Battista Pirelli, uma das principais vias de Santo André. Visite:www.atriumshopping.com

Sobre a AD Shopping

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 25 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Visite: www.adshopping.com.br.

Nenhum comentário