Secretário de Estado fala a gestores sobre comunicação nos municípios
2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais reúne prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de inovação e desenvolvimento por meio da tecnologia
Especialista no tema, o secretário apresenta ideias e iniciativas que podem ser aplicadas no contexto da comunicação digital para aproximar gestão pública e população. Se na iniciativa privada as empresas inovam para sobreviver, atendendo à demanda do mercado exigente e competitivo, Debiasi destaca que no setor público é preciso inovar para se ter representatividade, utilizando os novos recursos tecnológicos que facilitam a aplicação de boas ideias. “Essas possibilidades mais fluidas de comunicação permitem perceber melhor a importância do trabalho em rede, onde os limites entre instituições e cidadãos ficam elásticos e as soluções são livres para surgir de ambos os lados”, observa o secretário.
São as tecnologias que abrem espaço para o exercício da cidadania participativa. “Um projeto de Civic Technology que vai ao encontro desse novo cenário é o “Code for Boston”, que se ramificou e hoje conta com iniciativas em várias cidades do mundo, inclusive em Santa Catarina, com o “Code for Floripa”. Uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como propósito desenvolver soluções tecnológicas gratuitas e criativas de código aberto através de cidadãos, desenvolvedores e designers que estão dispostos a resolver problemas da cidade de forma voluntária”, completa.
Para o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, além de promover ambientes de interação, as cidades digitais e inteligentes facilitam o processo de gestão ao envolver a população. “É importante não só no fornecimento de dados para tomada de decisão, mas também para que as Prefeituras atendam as solicitações com maior rapidez através de sistemas e canais de comunicação”, afirma.
Congresso – As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br/. O diretor da RCD ressalta que o evento visa facilitar o planejamento municipal e levar informações aos gestores dos pequenos e médios municípios sobre como investir em tecnologia por meio de compartilhamento de inovações, políticas públicas, soluções de mercado, linhas de financiamento e modelos em andamento nas localidades. Até esta terça-feira (13), representantes de mais de 100 municípios estavam inscritos para o evento.
O 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR, ouro da Exati Tecnologia, prata do BRDE e o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), CIASC, União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), das Associações de Municípios AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES e AMVALI, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e da Associação Brasileira de Internet (ABRANET).
Serviço:
2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
22 e 23 de Junho, em Bombinhas
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://redecidadedigital.com.br/
Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812 / (41) 3077-6812
Nenhum comentário