Últimas

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH comprovam expansão do setor de produtos orgânicos e naturais

Com 35% a mais de expositores e maior oferta de produtos e serviços, feiras movimentaram negócios do setor e disseminaram a cultura da alimentação e hábitos saudáveis entre os consumidores.


A procura por alimentos e demais produtos naturais, saudáveis e sustentáveis cresce a cada ano. A preferência do consumidor por essa categoria foi mais uma vez comprovada nas feiras simultâneas BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH, que tiveram sua 13ª edição encerrada no último sábado, 10 de junho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

Juntos, os eventos receberam 25.664 visitantes (33% a mais que a edição anterior, em 2016), entre lojistas, compradores corporativos, profissionais da saúde e nutrição, atletas, educadores e público em geral, que vieram ao evento em busca das novidades de um segmento em franca expansão. Todos eles tiveram oportunidade de conhecer, degustar e comprar as novidades diretamente dos produtores e fabricantes.

À medida que aumenta a demanda, as empresas investem em oferecer mais opções para o mercado. A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH reuniram 404 expositores que apresentaram em torno de 1.200 lançamentos e destaques em produtos orgânicos certificados (alimentos, cosméticos, roupas e acessórios), naturais e de promoção da saúde (alimentos funcionais, probióticos e integrais, produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais, fitoterápicos e terapias complementares).

Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras – promotora do evento – o número de expositores 35% maior que no ano passado é um reflexo dessa expansão. “Começamos estas feiras 13 anos atrás, quando o mercado ainda era incipiente. Nesse período, acompanhamos e colaboramos para seu crescimento, profissionalismo e diversificação. Não temos dúvida que o futuro deste mercado será glorioso, e nossas feiras continuarão a representá-lo e a disseminar a cultura dos produtos orgânicos e naturais para o varejo e o consumidor final”.

Negócios
Para incrementar ainda mais os negócios, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH promoveram dois dias de Rodadas de Negócios entre 135 empresas expositoras e 15 compradores de cinco Estados e Distrito Federal, convidados pela organização.

A estimativa de negócios alcançada com as 416 reuniões projetou vendas de R$ 23,4 milhões para as empresas participantes pelos próximos 12 meses, valor quase 10 vezes maior que os R$ 2,47 milhões alcançados nas Rodadas da edição passada.

As reuniões, pré-agendadas e realizadas num ambiente reservado fora dos estandes, colocaram os expositores participantes em contato direto e pessoal com grandes clientes potenciais, como Walmart Brasil, Grupo Pão de Açúcar e Mundo Verde, entre outros.

Pesquisa inédita
A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH abriram espaço para uma ampla programação técnica com mais de 100 horas de fóruns, seminários, congressos, palestras, oficinas e outras atividades que colaboraram para a capacitação dos profissionais do setor e ampliaram a visibilidade dos produtos naturais entre produtores, processadores, distribuidores, lojistas, agentes públicos, educadores e consumidores finais.

Entre as muitas atividades, o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável revelou a primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o perfil do consumidor de produtos orgânicos, coordenada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS).

Foram entrevistadas 905 pessoas em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia. Segundo o ORGANIS, a pesquisa concluiu, entre outras coisas, que 15% da população urbana são consumidores de produtos orgânicos, em especial a região Sul, onde o consumo é o dobro da média nacional. Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos, mas há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo

Confira o depoimento dos expositores:

“É o segundo ano que participamos da feira, e achei esse ano mais legal do que em 2016. O espaço está mais organizado e, como consumidor, a mudança é positiva. O segundo andar recebeu marcas interessantes e o fluxo ficou melhor, pois as pessoas foram obrigadas a dar a volta em tudo para subir ou descer do pavilhão e assim puderam passar por quase todos estandes . Tive relacionamento positivo com novos clientes e pude conhecer pessoalmente clientes antigos que só havia entrado em contato através e-mail.”

Gabriel Daniel, Administrador da BR Spices
“Foi nosso primeiro ano na feira e nos surpreendeu. Foi muito legal e senti o público engajado, realmente preocupado com a alimentação. Vendemos bastante e trocamos contatos com novos clientes. Muitos lojistas de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco visitaram nosso estande”.

Karin Jampietro, diretora da Cogushi
“Participamos pela primeira vez da Naturaltech e gostamos muito, nos identificamos com o público, com a feira e fechamos muitos negócios. Foi bastante oportuno para estarmos entre as maiores empresas do mercado. Em breve, teremos representantes na região Sudeste. Com certeza estaremos nas próximas edições”.

Gabriel Terra , diretor da Qualicoco.
“A participação foi muito boa, o público é seleto e interessado em saber a procedência dos produtos. Gostaram bastante do que apresentamos, pois trouxemos grande variedade, entre eles queijo, manteiga, doce de leite, cogumelo fresco, requeijão e manteiga, todos de agricultura familiar. A feira cresceu bastante, esteve cheia desde o primeiro até o último dia, e fechamos muitos negócios”.

Conrado Miranda Ávila, diretor da DNA Caipira
“Esta foi a primeira vez que participamos da Naturaltech. Ficamos surpresos com o interesse dos visitantes pela missão da empresa, vieram nos procurar querendo conhecer e saber mais sobre nós, além dos nossos produtos e das novidades, como o lançamento das massas. Para nós é muito válida a experiência na feira”.

Thione Diaz, analista de Marketing da Barilla
“A Dodani Orgânicos tem apenas seis meses e participando da feira pudemos divulgar nossa marca de produto orgânico exclusivo para criança e estreitar o relacionamento com novos clientes. A feira foi positiva para a marca e recebemos muitos compradores do Norte e Nordeste”.

Jonas Trapp Heitling, Comercial da Dodani Orgânicos
“Participamos pela primeira vez da feira como expositor e achamos interessante, tivemos bastante procura tanto de empresas nacionais quanto internacionais de diferentes segmentos, como ração animal, milho e soja. Fizemos muitos contatos, e nossa participação foi bem positiva”.

Francisco Rezzuto, diretor-executivo da R & R Organic Group
“Em relação ao ano passado a feira teve uma proporção muito maior, com empresas especializadas e naturais. Ficamos em um estande grande e tivemos ótimas vendas, vendemos tudo que estava exposto, foi um sucesso! Fizemos negócio direto e contato com novos clientes. No ano que vem, vamos querer um estande ainda maior”.

Barbara Henrille, coordenadora de Marketing da Marambaia
“Esta é a quinta vez que participamos da feira e cada vez é mais surpreendente e conseguimos alcançar um maior número de pessoas. Percebemos que o consumidor não está preocupado apenas com a marca, e sim em fazer um consumo consciente do que faz bem para a sua própria saúde. Fechamos muitos negócios e outros estão encaminhados”, comemora.

Guilherme Lima, gerente Financeiro da Bioart Biocosméticos
“A feira acrescentou potencial de vendas, a divulgação foi boa e a aceitação do cliente para um produto orgânico está 100%, uma tendência de mercado. Nos últimos anos, nossa empresa vem aproveitando o crescimento abundante de orgânicos, o que em 2002, com o pioneirismo, não era fácil. Na feira, conseguimos reposicionar a marca. A ideia é fazer o cliente entrar na história da empresa e vivenciar um pouco do que é a agricultura orgânica”.

José Alexandre Ribeiro Filho, CEO da Café IAO
“Essa é a nossa primeira participação na feira. A Simple Organic foi lançada há três meses no mercado e fomos surpreendidos positivamente com a força da marca. Nos quatro dias, o estande esteve sempre cheio, fechamos bons negócios e 70% do nosso estoque aqui na Bio Brazil Fair foi vendido”.

Juliana Berben Brock, gerente de Negócios da Simple Organic
SERVIÇO:

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2017 – 13ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia

NATURALTECH 2017 – 13ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde

Realizadas de 7 a 10 de junho (quarta a sábado), no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

Promoção/Organização: Francal Feiras

Parceiros BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA

- Colaboração: NürnbergMesse

- Patrocínio: Itaipu Binacional

- Apoio: AAO (Associação de Agricultura Orgânica), Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Organic Food Fest

- Apoio Institucional: Câmara de Comércio Brasil-Canadá e Câmara de Comércio Mercosul

Parceiros NATURALTECH

- Apoio Oficial: ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; ANFARMAG - Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais; e SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.biobrazilfair.com.br / www.naturaltech.com.br

Nenhum comentário