Últimas

Conheça os ácaros parasitas causadores de sarnas e como preveni-los

Doenças afetam a qualidade de vida do animal e podem ser transmitidas para o homem

As sarnas são doenças causadas por minúsculos ácaros que, quando entram em contato com a pele do animal, podem levar a diversos sintomas como perda de pelo, pápulas (semelhantes a bolinhas avermelhadas), coceira, vermelhidão e descamação ou crostas na pele.

Os três tipos de sarnas mais comuns são a sarcóptica, demodécica e otodécica, sendo que a primeira também pode ser transmitida para o ser humano.

“A sarna sarcóptica é conhecida pelo seu rápido contágio e em um simples passeio rotineiro o cão pode se infectar se tiver contato com um outro cão doente ou um ambiente contaminado. Altamente contagiosa, ela provoca coceira muito intensa, queda de pelos e infecções secundárias na pele. Além disso, pode ser transmitida facilmente de um cão para o seu tutor, o que é uma preocupação adicional”, explica o Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

Entretanto, há um ácaro parasita, o Demodex canis, causador da sarna demodécica, que não é transmitido pelo contato direto entre animais adultos, mas da fêmea para os filhotes nos primeiros dias de vida, também por contato. “Esse ácaro faz parte da microbiota normal da pele canina; porém, fatores como estresse, imunidade e genética podem fazer com que eles proliferem de forma anormal e ocasionem sintomas como queda de pelos, vermelhidão da pele e infecções oportunistas. Isso costuma ocorrer mais nos filhotes, mas também em animais adultos. Para que a doença não se espalhe na população, é imprescindível a castração dos animais acometidos, pois a cura total da doença pode ser difícil de atingir”, completa Alexandre.

Já a sarna otodécica é provocada por contato direto de animais infectados pelo ácaro Otodectes cynotis, que acomete as orelhas do animal. O ácaro fica na superfície e parte interna das orelhas, alimentando-se de restos celulares. “O cão vai sentir uma coceira intensa, ficar balançando a cabeça inúmeras vezes e pode até ter otite bacteriana ou fúngica secundárias. É importante procurar um veterinário ao perceber os primeiros sintomas, pois esse tipo de sarna, quando não tratada, pode ocasionar otites complicadas e até lesões em outras partes da cabeça do animal”, explica o Gerente Técnico.

Prevenção e tratamento

Como o contágio das sarnas é rápido, a prevenção é o melhor caminho para evitar estes males. Disponível no mercado Pet desde o ano passado, Simparic é o único medicamento com indicação para os três tipos de sarna: sarcóptica, demodécica e otodécica.

“Seu princípio ativo é o sarolaner, uma isoxazolina totalmente desenvolvida pelos cientistas da Zoetis, com a exclusiva tecnologia S4. Consiste em uma molécula purificada e segura, que maximiza a exposição aos parasitas, e contém flúor, promovendo maior efeito carrapaticida. O princípio ativo demonstrou manter uma elevada velocidade de efeito ao longo de todo o período de proteção, o que o diferencia das demais isoxazolinas.”, conta o Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

Estudos publicados em revistas internacionais de medicina veterinária comprovam de forma consistente a eficácia e segurança de Simparic. Por exemplo, um estudo publicado na revista científica Veterinary Parasitology mostrou que o Simparic é altamente eficaz na eliminação da sarna demodécica e sinais clínicos da doença em cães naturalmente infectados, com doses mensais. Na primeira raspagem – realizada no 14º dia após o uso do medicamento – houve uma redução de 97% na contagem de ácaros. A eficácia foi ainda maior na segunda raspagem – 99,8%, realizada no 29º dia. “Em 44 dias de tratamento, nenhum animal apresentava ácaros nos raspados de pele, o que representa uma velocidade de efeito surpreendente no tratamento deste tipo de sarna”, finaliza Alexandre.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2016, obteve faturamento de 4,9 bilhões de dólares. Para mais informações, acesse www.zoetis.com.br.

Nenhum comentário