Últimas

Cresce a demanda por intercâmbio universitário

Em tempos de maior competitividade pelos empregos no Brasil, investir na carreira profissional com programas de estudo em renomadas Universidades, em diferentes aéreas de especialização, tais como administração, marketing, turismo, engenharia, direito, economia, design, entre outros, é uma tendência que segue em alta 


Cursos proporcionam experiência internacional universitária e diferencial competitivo na carreira do jovem 

A cada ano é crescente o número de jovens brasileiros que escolhem universidades estrangeiras para fazer um curso de graduação. De acordo com dados da Belta – Brazilian Education & Language Travel Association, que reúne agências de intercâmbio brasileiras, 220 mil estudantes saíram do Brasil em 2015 para estudar no exterior, sendo que 20% deste total optou por um programa com foco universitário.

Esse aumento também é confirmado pela Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país, que registrou crescimento de 30% na venda de programas universitários no exterior em 2016, na comparação com o mesmo período do ano anterior (2015).

De acordo com a diretora presidente da Experimento, Patrícia Zocchio, esse aumento se deve à mudança na forma como as famílias enxergam o benefício do intercâmbio; antes como uma experiência isolada e hoje como um processo de formação contínua no exterior que começa no início da adolescência e se desenvolve até o jovem atingir a maturidade. Aliado a isso existe, hoje, uma demanda do mercado de trabalho que busca profissionais fluentes em mais de um idioma, mais qualificados e com formação internacional, exatamente as características que o jovem adquire num intercâmbio.

“Cursar uma universidade no exterior proporciona ao jovem uma formação abrangente, o que cria um diferencial competitivo para a sua inserção no mercado de trabalho, além de promover uma experiência internacional diferenciada de aprendizado, formação e crescimento pessoal e profissional ao estudante”, comenta Zocchio.

Atenta a essa crescente demanda, a Experimento acaba de incluir em seu portfolio de produtos o programa Study Abroad. Focado exclusivamente na colocação de brasileiros em cursos de graduação nas principais universidades europeias, americanas, neozelandesas e canadenses, o Study Abroad dá a oportunidade de o estudante universitário cursar um semestre ou um ano letivo em uma faculdade estrangeira juntamente com alunos nativos, com a opção de escolha tanto de matérias que combinam com a sua grade curricular no Brasil como por matérias diferenciadas que possam contribuir para uma formação mais abrangente.

Segundo a Gerente de Produto Universitário da Experimento, Samira Bossoni, o programa permite ao estudante enriquecer seu currículo com formação internacional e ampla, sem comprometer o orçamento familiar com de 4 anos de graduação no exterior. “Durante o programa, o estudante brasileiro pode escolher 4 ou 5 matérias para cursá-las durante 1 ano, por exemplo, relacionadas a diferentes aéreas de aprendizados, tais como administração, marketing, turismo, engenharia, direito, economia, design, entre outras. É uma excelente oportunidade para ter novas experiências”, cita Samira.

Para participar do programa, o estudante deve estar cursando uma universidade brasileira (ao menos um ano), ter mais de 18 anos e comprovação de proficiência na língua inglesa. O processo de inscrição pode ser feito durante todo o ano e leva, do início até o aceite, em torno de 2 a 3 meses, por a partir de R$ 14.500 o semestre ou em até 10 parcelas mensais de R$ 1.450.

SOBRE A EXPERIMENTO INTERCÂMBIO CULTURAL

Com mais de 50 anos de experiência no Brasil e 84 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada em intercâmbio cultural do País. Atua no segmento de educação, com viagens de trabalho e estudo no exterior. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 40 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que inclui a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países.Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, Trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Formação Profissional, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais.

Nenhum comentário