Últimas

Cresce número de jovens investidores no mercado financeiro

“Se você tiver pelo menos R$ 500,00 para investir, pode-se começar depositando o valor em um Fundo DI", comenta André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor 


De acordo com especialistas financeiros, é bem mais interessante para um jovem com idade entre 18 e 25 anos, investir seu dinheiro em uma formação superior ao invés de fazer um investimento no mercado financeiro. Criar estratégias e tentar planejar um futuro promissor logo cedo, é essencial para quem deseja obter sucesso nas finanças. Por conta disso, analisar opções e investir em educação enquanto ainda conta com a ajuda dos seus pais, poderá determinar o quão longe você irá chegar. “Quando ainda se é estagiário, basicamente na sua primeira experiência no mercado de trabalho, o dinheiro pode parecer muito mais do que é na verdade, e com o tempo percebemos que nunca estamos realmente satisfeitos e queremos ganhar sempre mais”, comenta André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor. É normal o desejo de uma melhor qualidade de vida, porém, poder obtê-la mais cedo do que se imagina, é preciso disciplina em primeiro lugar.

Mas, se você já tem controle sobre as suas finanças e quer começar a investir, primeiro deve tentar entender o mundo das aplicações financeiras. “Tire um tempo para estudar esse mercado, seus riscos e suas vantagens. Não comece a se aventurar ingenuamente. Inicialmente alguns especialistas indicam que se você tiver pelo menos R$ 500,00 para investir, pode-se começar depositando o valor em um Fundo DI com baixa taxa de administração”, comenta Bona. Além disso, o Educador financeiro indica que “Você ainda pode optar pelos títulos públicos pós-fixados e os CDBs. Porém, ainda é indicado que se estude bastante essas aplicações antes de tomar qualquer atitude, então enquanto ainda existirem duvidas, o interessante é permanecer na poupança e manter disciplinadamente a conduta de poupar sempre que possível”, afirma. Mas é muito importante ter em mente de que o investimento financeiro não substitui a necessidade de investir em si próprio, na sua formação e preparação profissional, pois é do seu trabalho que verdadeiramente virá seu sucesso. Comentada por André Bona, a caderneta de poupança é o investimento mais escolhido pelos brasileiros, de qualquer idade, mas para investir nela é importante disciplina. “Primeiramente, para iniciar com os investimentos e conseguir mantê-los, é necessário muita disciplina e estratégia para que o objetivo se torne ainda mais próximo”, afirma Bona. Ele indica depositar pelo menos 10% do salário mensal em uma conta poupança, pois além de não dar tanta falta, será mais fácil para se acostumar. Apesar da poupança render pouco, quando o montante é pequeno a rentabilidade não faz tanta diferença. Com a imensa tecnologia disponível nos dias de hoje, já existem inúmeros aplicativos que podem ajudar a controlar suas finanças, tanto gastos, quanto investimentos.

Já atuando no mercado de trabalho é difícil, para o jovem, que é necessário um plano para controlar as finanças pessoais, porém, ao invés disso, o dinheiro é normalmente gasto sem pensar. Estudiosos afirmam que se começarmos a pensar nisso desde cedo, poupar acabará se tornando um hábito que poderemos levar para o resto de nossas vidas. “O criador do aplicativo de finanças, “Guia Bolso”, afirmou certa vez em uma entrevista que não importa o motivo de estar poupando ou quanto tem guardado, o importante é saber que poupar é tão comum para você quanto o ato de escovar os dentes”, ressalta o Educador financeiro. O educador sabe da vida digital que os jovens vivem hoje em dia, e indica um aplicativo de fácil manuseio que vai ajudar o iniciante nos investimentos. “O Wally+ é um aplicativo que permite ao usuário tentar comparar sua situação financeira com a de outros usuários que também fazem uso do mesmo aplicativo. A intenção principal é mostrar para o usuário todo final do mês o que ele anda fazendo com o próprio dinheiro, como – este jovem - está gastando e quanto tempo ele demora para ficar sem dinheiro e quais as melhores estratégias para quem não tem muito controle”, conclui.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

Atualmente, como um dos educadores financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 60 mil inscritos no seu canal no youtube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do Youtube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 66 mil inscritos, sua página no Facebook recebeu mais de 60 mil curtidas. Além disso, outros 50 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.

Nenhum comentário