Últimas

Joel Ruocco destaca pontos fundamentais para elaborar uma palestra



Palestrante, coach, mentor, formador de palestrantes e também fundador da ApresentArte, Joel Ruecco destaca pontos fundamentais para elaborar uma palestra. O primeiro deles, sempre, é o entendimento de que todas as pessoas têm um conhecimento para ser compartilhado.

Na visão de Joel, aquela velha frase - em terra de cego, quem tem um olho é rei - é uma verdade. "s pessoas se sentem intimidades e acham que nunca estão prontas. Realmente nunca estarão prontas enquanto não começarem a fazer. "Logo, a de imediato é preciso eliminar a crença de que 'eu não sei o suficiente'. O seu conhecimento já é o suficiente para muita gente, baste encontrar essas pessoas. Então para fazer uma palestra, não importa qual seja o segmento, a bagagem de vida de uma pessoa de 20, 30, 40 anos já é um conhecimento importante para outras pessoas", desvenda.

Joel Ruocco tem mais de cem palestras formatadas e apresentadas pelo mundo. Nos últimos dez anos vem dedicando tempo a formar palestrantes no Brasil e exterior. Ao seu público, ele diz que compartilhar o conhecimento é fazer o bem para muitos. Ainda, que palestrar é uma excelente forma de aprender mais. "Ser palestrante profissional é uma carreira com alto grau de remuneração, além de ser uma ótima oportunidade de obter projeção profissional e de mostrar o seu talento. Mas para isso é preciso estar preparado, procurar cursos, estudar o funcionamento de uma palestra e treinar muito para estar pronto quando chegar a hora".

Contudo, o desafio da maioria das pessoas na hora de palestrar é o descontrole emocional. “Você pode ter uma ótima mensagem, bons slides, ter treinado técnicas de oratória, mas se no momento da palestra você se descontrola, aí vai tudo por água abaixo. Controle emocional não é algo mítico, existem técnicas para obter esse controle. Mas só se aprende a fazer, fazendo. Quem acha que não está preparado, nunca estará. O segredo é se preparar e fazer, melhorar, se preparar de novo e fazer mais uma vez. Nunca se pode parar, sempre é preciso fazer para se aperfeiçoar”, ressalta Joel.

Nenhum comentário