Últimas

Marketing pessoal para tradutores e intérpretes

Roberto Barretto
O mercado está excelente para tradutores e intérpretes. Apesar da instabilidade política e econômica, o Brasil continua atraindo investimentos estrangeiros, por isso, são muitas as oportunidades de trabalho nesta área. Um ótimo currículo não é mais sinônimo de segurança. É importante ser lembrado e estar presente em eventos, congressos e ter uma ampla rede de relacionamentos com amigos e profissionais da área. Dessa forma, e naturalmente, os clientes vão surgindo.

Gostar, entender e estar realmente atualizado sobre as ferramentas de tecnologias da tradução e de tradução de máquina é fundamental para o bom Marketing Pessoal. Tradutores/Intérpretes que estão ultrapassados em relação a esses assuntos, rapidamente perdem espaço no mercado para os que lidam bem com as Inovações.

Outro ponto importante no mercado da tradução, é que trata-se de uma profissão com muita ênfase em indicação. Esteja sempre presente, se especialize, faça novos contatos e, o mais importante, se recicle, sempre. Um plano de marketing pessoal é algo importante de ser implantado, trabalhado e conquistado. Um verdadeiro conjunto de ferramentas práticas que , se utilizados em conjunto, ajudam a promover a carreira de um profissional.

Desenvolver as competências pessoais, trabalhar seus pontos fortes, poderá ter um impacto positivo na sua apresentação e no seu desenvolvimento profissional. Auto motivação, liderança, posicionamento, firmeza, assertividade, bom humor, ou seja, a verdadeira capacidade de produzir e distribuir conhecimentos.

Uma referência importante é que não basta ser natural de um país e dominar um idioma pra ser um bom profissional, é preciso ter o dominio da lingua, uma boa bagagem cultural e interesse em pesquisar, se atualizar e estar constantemente em desenvolvimento profissional, porque isso fará a diferença qualitativa no mercado, além , claro, de desenvolver de forma criativa o seu Marketing Pessoal.

ROBERTO BARRETTO - Administrador de empresas, especialista em Gestão de Negócios e de Pessoas, autor de diversos livros na área de negócios. Diretor e fundador do Centro de Ensino Brasillis

Nenhum comentário