Últimas

Na terça-feira (27/06), a Academia Mineira de Letras realiza a palestra "No centenário do professor Celso Cunha", com Ângela Vaz Leão, Letícia Malard, Cilene da Cunha, Maria Inês Marreco e Paulo Roberto Pereira

DIA 27 DE JUNHO, ÀS 20H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

No dia 27 de junho, às 20h, a Academia Mineira de Letras realiza a palestra “No centenário do professor Celso Cunha”, com os escritores Ângela Vaz Leão, Letícia Malard, Cilene da Cunha, Maria Inês Marreco e Paulo Roberto Pereira para celebrar os 100 anos de nascimento do escritor mineiro. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Celso Cunha nasceu em Teófilo Otoni em 1917 e faleceu no Rio de Janeiro em 1989. Era filho de Tristão da Cunha, professor e político mineiro, e de Júlia Versiani da Cunha e irmão do ex-deputado Aécio Cunha. Em 1938 e 1940, se formou em Direito e Letras, respectivamente, pela antiga Universidade do Distrito Federal.

Foi filólogo, professor e ensaísta. Teve entre seus professores filólogos europeus importantes como Jean Bourciez, Jacques Perret e Georges Millardet, e os brasileiros Antenor Nascentes e Sousa da Silveira. Em 1947, se formou Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Portuguesa pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Por filologia ser o estudo das línguas, com base no latim e das línguas que dele originaram, os primeiros trabalhos de Celso Cunha tiveram por objeto o português arcaico. Escreveu inúmeros livros, gramáticas e ensaios com reflexões sobre a língua, entre os quais “Língua portuguesa e realidade brasileira”, “A questão da norma culta brasileira”, “Uma política do idioma”, “Conservação e inovação do português no Brasil”, “Língua, ação e alienação” e “Em torno do conceito de brasileirismo”.

Além das obras escritas e do magistério, Celso Cunha ocupou funções públicas importantes. Dirigiu a Biblioteca Nacional por quatro anos, foi Secretário Geral de Educação e Cultura do Governo Provisório do Estado da Guanabara em 1960, membro do Conselho Federal de Educação, membro do Conselho Federal de Cultura, entre outros.

SERVIÇO:

“No centenário do professor Celso Cunha”, com Ângela Vaz Leão, Letícia Malard, Cilene da Cunha, Maria Inês Marreco e Paulo Roberto
Data: 27 de junho
Horário: 20h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita.
http://academiamineiradeletras.org.br/

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Nenhum comentário