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Pesquisa aponta que falar sobre ciclo menstrual é um tabu para meninas e mulheres

Campanha da Plan International incentiva criação de emoji para facilitar diálogo sobre o tema 

São Paulo, 19 de junho de 2017 – Uma pesquisa realizada pela Plan International no Reino Unido mostrou que 2/3 das mulheres não se sentem confortáveis ​​para falar sobre seu ciclo menstrual com seu pai ou amigos do sexo masculino. A pesquisa ainda apontou que quase metade das mulheres com idade entre 18 e 34 anos, se sentiria mais à vontade se existisse um emoji - ícones digitais usados ​​para representar emoções, alimentos, entre outras ações – para falar sobre o assunto. Atenta a esta demanda, a Plan International criou uma campanha para escolher o emoji para representar o ciclo menstrual.

Após a participação de aproximadamente 55 mil pessoas, incluindo celebridades, como a humorista Katherine Ryan, a atriz Sharon Horgan e a autora Kathy Lette, uma calcinha com gotas de sangue foi o emoji escolhido. As outras opções eram um absorvente higiênico, um calendário mensal, gotas de sangue com carinhas mostrando o estado de humor e, um útero. Até setembro, o vencedor será submetido ao consórcio Unicode, com sede na Califórnia, que gerencia a distribuição de emojis em todo o mundo.

“Gostaríamos de saber o que as brasileiras pensam sobre o assunto. Qual emoji seria escolhido por aqui?”, afirma Monica Souza, gerente de Comunicação e Marketing da Plan International Brasil.

Crédito: Plan International UK 
A pesquisa no Reino Unido ainda apontou que 1 em cada 10 mulheres não se sente à vontade para falar sobre o tema com suas amigas, ¼ delas com suas colegas no trabalho e apenas 1/3 das mulheres se sentiria feliz por falar sobre isso com seus superiores no trabalho.

Para a Plan International Brasil, falar sobre o ciclo menstrual deveria ser algo normal e não motivo de vergonha, uma vez que 800 milhões de meninas e mulheres passam por isso em seu dia-a-dia. “A criação deste emoji é algo simbólico para conscientizar as pessoas a falar sobre o tema. Desde cedo, as meninas são educadas para não falar do assunto, algumas faltam na escola por medo de bullying ou tratamento inadequado nesse período. Esse tabu pode ter consequências, como infecções por falta de educação e uso de produtos de higiene”, finaliza Monica.

Para saber mais sobre a campanha e os tabus em torno da menstruação, visite: www.plan-uk.org/emoji.

Sobre a Plan International Brasil
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa desde 1937 e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos, impactando aproximadamente 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Em 2011, lançou a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de acabar com as raízes da discriminacão contra meninas, exclusão e vulnerabilidade, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. Como resultado dos esforços da Plan International, em 2012 a ONU instituiu o dia 11 de outubro o Dia Internacional da Menina. Para mais informações sobre a organização, acesse: www.plan.org.br.

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