Últimas

Pesquisa revela que 70% das empresas na América Latina utilizam open source

Estudo entrevistou mais de 170 companhias de grande porte em seis países da região. Principais motivos para adoção do modelo de software são o baixo custo e a inovação contínua

São Paulo, junho de 2017 – A Red Hat – líder mundial em soluções de open source -, e o IDC Latam - International Data Corporation Latin America anunciam os resultados da pesquisa “Perspectivas de Cloud e Open Source na América Latina”, realizada com 178 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru entre fevereiro e março de 2017. O intuito foi descobrir quais motivos levam as companhias desses seis países a investirem e escolherem o cloud computing, open source e OpenStack, considerando investimentos, atributos de valor, impactos e benefícios.

Realizado com representantes dos segmentos de finanças, indústria, serviços, recursos naturais, saúde, telecomunicações, comércio, governo e educação, o estudo revela um dado curioso quanto à utilização de softwares: mais de 70% das empresas ouvidas usam algum software open source – principalmente para o desenvolvimento de banco de dados, aplicativos, plataformas web e sistemas operacionais – e 8% estão prestes a implantar a tecnologia em suas companhias.

Segundo o gerente do Programa de Serviços de Tecnologia da Informação do IDC, Waldemar Shuster, os três principais motivos para a adoção do modelo são redução de custos (52%), independência de provedor (46%) e capacidade de personalizar o código-fonte para desenvolver aplicativos (41%). “Ao optar pelo open source, a maioria das empresas busca diminuir os gastos com melhoria da infraestrutura, uma maneira de se adequar à transformação digital”, resume.

Sobre o armazenamento de informações na nuvem, a pesquisa identificou que mais da metade das empresas (52%) usam cloud pública ou privada, com investimento de 27% do orçamento total. As estratégias estão concentradas no "Tudo na cloud" (Cloud First) ou "Cloud em toda a empresa" (uso difundido). Os maiores benefícios são observados nas áreas de TI, vendas e marketing, e administração e finanças, principalmente em aplicações comerciais.

No caso do OpenStack, 51% das empresas confiam no sistema operacional na nuvem para ter vantagens competitivas quanto à infraestrutura, acelerar a capacidade de inovação e ter maior eficiência operacional. As ferramentas mais conhecidas são PHP- Opencloud (63%), Wrote your own (37%) e OpenStack Client (34%).

“Os resultados do estudo nos ajudarão a entender a maneira como as empresas estão empreendendo a transformação de seu modelo de consumo de CAPEX para OPEX. E também nos ajudarão a compreender o que motivou as organizações a atribuírem menos orçamento anual em serviços de TI, hardware e software tradicionais, porém incrementarem os recursos para contratar serviços em cloud em 2017. Tudo isso é uma oportunidade de estimular o open source e o OpenStack na América Latina”, anuncia a Red Hat.

Resultados no Brasil

Com a maior representatividade da pesquisa (34%), seguido de México (14%), Colômbia (17%), Chile (13%), Peru (12%) e Argentina (11%), o Brasil foge dos dados globais por apresentar a maior porcentagem de adoção do open source: 73%. Mas a aceitação do modelo de software entre as empresas brasileiras é ainda maior, pois 7% estão testando a implantação, 7% estão testando e tendem a implantar e 5% pensam em realizar a implantação nos próximos 12 meses.

Os principais desafios para a adoção do modelo, segundo as companhias ouvidas, seriam a sustentabilidade do projeto em longo prazo (62%), a incerteza com relação ao suporte do provedor (51%) e a falta de recursos especializados (47%).

Já a adoção do cloud computing segue três critérios: casos de sucesso regionais ou locais (71%); conhecimento, recursos e experiências (67%) e preço (49%). Os maiores benefícios da tecnologia nos próximos três anos são esperados nos setores de finanças e contabilidade (51%); atendimento a clientes e marketing (47%) e recursos humanos (42%).

Sobre a Red Hat, Inc.

A Red Hat é a líder mundial no fornecimento de soluções de software open source, utilizando uma abordagem de parceria com as comunidades para oferecer tecnologias confiáveis e de alto desempenho de cloud, Linux, middleware, armazenamento e virtualização. A Red Hat conta com premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria. Como um hub de conectividade em uma rede global de empresas, parceiros e comunidades open source, a Red Hat ajuda a criar tecnologias relevantes e inovadoras que permitem a ampliação recursos disponíveis e preparam os clientes para o futuro da TI. Saiba mais em http://www.redhat.com.

Nenhum comentário