Últimas

LivingLab 2030 seleciona projetos para serem apresentados a Rede de Distritos Criativos

Promoção da FIRJAN, IRPH e Centro Rio+, evento internacional tem como tema este ano “Construindo cidades para pessoas”

Empreendedores e universitários têm até o dia 18 de junho para participar da chamada pública do LivingLab 2030 – Cidades para pessoas, promoção do Sistema Firjan em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD – Centro Rio+. Serão selecionados 12 projetos e iniciativas inovadoras que pensem o desenvolvimento das cidades com foco na sustentabilidade, nas pessoas e no dia a dia dos cidadãos.

A apresentação dos projetos deve ser em inglês e as iniciativas devem estar em sinergia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a partir do acordo para a Agenda 2030. A ideia é promover parcerias e conexões com a Rede mundial de Distritos Criativos em evento em 29 de junho, a partir das 14h30, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Inscrições: https://senaiforms.wufoo.eu/forms/livinglab-2030/
Mais informações: http://www.firjan.com.br/eventos/livinglab2030-2.htm

Rede de Distritos Criativos

Criada em 2004, a Rede de Distritos Criativos – DC Networks tem por objetivo reunir as 13 regiões mais criativas e inovadoras ao redor do mundo. O propósito da rede é usar o poder da criatividade, reunindo pessoas de todo o planeta e de várias áreas de interesse, identificar novas formas de combinar conhecimento, tecnologia e recursos, por meio de parcerias e trocas de experiências. Os membros dos Distritos criativos veem as indústrias criativas como um dos setores-chaves para o futuro.

A Rede é composta por: Tampere, Finlândia; Hong Kong e Shangai, China; Escócia; Rio de Janeiro; Oklahoma, Estados Unidos; Lombardia, Itália; Karnataka, Índia; Flandres, Bélgica; Dinamarca Central; Catalunha, Espanha; e Baden-Württemberg, Alemanha.

Anualmente, o grupo promove dois eventos: o Fórum Mundial da Criatividade, que este ano ocorre na Dinamarca, em novembro; já a Reverse Mission, este ano, será entre 27 e 30 de junho, aqui no Rio de Janeiro. O tema abordado pela rede é “Cidades para as pessoas”.

Participam da missão, delegações de empresários, membros de governos, instituições acadêmicas, pesquisadores e especialistas. Eles se reúnem para conhecer as melhores práticas, entender a realidade local e trocar informações com as diversas regiões que compõem a rede. Dessas missões, podem surgir intercâmbios, parcerias e negócios.

No Rio, a Reverse Mission prevê a visita do grupo a Casa FIRJAN, FabLab do Senai, museus do Amanhã e MAR, Refettorio Gastromotiva, Galpão Malha, Centro Carioca de Desing e Fábrica Bering, entre outros. No dia 29, a missão participa da primeira edição do Ágora, evento de debates promovido pelo Sistema FIRJAN, com o tema “Construindo cidade para pessoas”, conteúdo que será debatido no Fórum Mundial da Criatividade.

Nenhum comentário