Projeto de assistente virtual inteligente do CPqD inicia piloto com usuários
Smartphones serão distribuídos aos voluntários que participam do projeto AVISA de inclusão social e digital
“Com essa evolução, o aplicativo passará a atender também outros públicos, como idosos por exemplo, e ainda terá uma ampliação dos serviços disponíveis”, adianta Claudinei Martins, pesquisador da Diretoria de Suporte a Decisão e Aplicações do CPqD que está coordenando o projeto AVISA. Segundo ele, técnicas de reconhecimento automático de fala serão utilizadas para facilitar o acesso do usuário às funções do smartphone - que será por comandos de voz.
“A meta principal do projeto é desenvolver um assistente virtual inteligente, com capacidade de diálogo com o usuário, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural”, revela Martins. Para isso, serão empregadas tecnologias de computação cognitiva e de aprendizado de máquina desenvolvidas no próprio CPqD.
O teste piloto envolverá 11 pessoas - entre idosos, pessoas com deficiências visuais e com baixo letramento -, que receberão os smartphones para uso pessoal, durante o desenvolvimento do projeto, previsto para terminar no início de 2019 (são 26 meses de duração). A entrega dos aparelhos está marcada para as 10 horas de sexta-feira (23), no Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana (interior de São Paulo), que atua como parceiro do CPqD nesse projeto, oferecendo suporte para oficinas participativas, pesquisas com usuários e para os próprios testes piloto.
O projeto AVISA conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da FINEP e será dividido em etapas, durante as quais novos recursos serão adicionados gradativamente ao aplicativo. Em uma delas, programada para agosto, os idosos deverão ganhar uma aplicação específica desenvolvida dentro do projeto AVISA.
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