Últimas

Semana de Conformidade e Interoperabilidade da UIT acontece em julho no CPqD

Campinas, 26 de junho de 2017 - O CPqD, em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT ou, na sigla em inglês, ITU), vai realizar, entre 03 e 07 de julho, a Semana de Conformidade e Interoperabilidade. Realizado anualmente, o evento contará com a presença de Bruno Ramos, diretor do escritório regional da UIT para as Américas, e de Istvan Bozsoki, chefe da Divisão de Gerenciamento do Espectro e Broadcasting da organização, e deverá reunir nas instalações do CPqD, em Campinas, profissionais e representantes de órgãos reguladores e entidades do setor de vários países da América Latina.

“No início do encontro, teremos a assinatura de um memorando de entendimento entre a ITU e o CPqD, destinado a apoiar e promover ações de colaboração em áreas de interesse comum dos países da região das Américas”, adianta Péricles de Paiva Teles, gerente de Certificação do CPqD. Entre as áreas contempladas no documento, destacam-se: desenvolvimento das redes e serviços de telecomunicações; criação e disseminação de novas tecnologias para suportar a agricultura, indústria, cultura, finanças e o crescimento econômico-social; elaboração de estudos relacionados a Redes Definidas por Software (RDS/SDN); participação em iniciativas relacionadas à padronização global na área de Internet das Coisas (IoT); aumento da segurança e confiabilidade no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e, ainda, promoção e implementação do Programa de Conformidade e Interoperabilidade da UIT - que inclui o apoio à implantação e às atividades de centros de testes regionais.

Os dois primeiros dias (03 e 04/07) da Semana de Conformidade e Interoperabilidade serão dedicados a um workshop da UIT, aberto a todos os representantes de órgãos reguladores da América do Sul. Nos demais dias da semana (05 a 07), será realizado um treinamento, ministrado pelo CPqD, para todos os profissionais da região latinoamericana que têm interesse em atuar na área conformidade e interoperabilidade. “Neste ano, o foco do treinamento será o conceito de serviços de laboratório virtual e, também, novos protocolos, como o IPv6”, afirma Teles.

Nenhum comentário