Últimas

SMA abre Semana do Meio Ambiente com plantio no Parque Gabriel Chucre

Iniciativa é uma parceria com a empresa Votorantim Cimentos, por meio do Programa Nascentes

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) inicia nesta segunda-feira, 5, a programação especial da Semana do Meio Ambiente com o plantio do primeiro lote das 15 mil mudas de espécies nativas previstas para o parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba, na grande São Paulo. O plantio será realizado no âmbito do Programa Nascentes, como parte de uma compensação ambiental a ser cumprida pela empresa Votorantim Cimentos.

O termo de compromisso firmado com a Votorantim prevê o plantio como forma de ajudar a revitalizar o parque.

Programa Nascentes

O Programa Nascentes visa a restauração de cerca de 20 mil hectares de matas ciliares. A meta da primeira fase do programa, encerrada em março de 2017 iniciou a recuperação de 4.464 hectares de matas ciliares, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas. Para março de 2018, a meta é que 7.200 hectares iniciem seus processos de recuperação.

Por meio dele, a secretaria já realizou plantios em áreas prioritárias de 91 municípios. São 5.500 hectares em processo de restauração, o que equivale a mais de 9 milhões de mudas (considerando o espaçamento padrão 2m x 3m, ou seja 1667 mudas por ha) plantadas ou 7.704 campos de futebol (o padrão Fifa estabelece o campo oficial com 7.140m2). O programa ainda conta, atualmente, com 17 projetos prontos para contratação e mais de 119 mil hectares disponíveis para receber projetos de restauração, utilizando-se de informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais de 3.000 hectares disponíveis para restauração se encontram em Unidades de Conservação.

EVENTO: Plantio de mudas no Parque Gabriel Chucre

Data: 05/06/2017
Horário: 11h
End.: Av. Francisco Pignatari, 505 – Vila Gustavo Correia / Carapicuíba

Nenhum comentário