Últimas

Televisão: uma viagem através da história

Conheça a evolução do eletroeletrônico mais amado da casa, desde a TV mecânica até a TV QLED

São Paulo, 14 de junho de 2017 – Assistir TV é, sem dúvida, um dos simples prazeres da vida. É um jeito tradicional de relaxar no final de semana e de se reunir com os amigos para curtir um grande jogo. Nunca antes tinha sido tão prazeroso ver filmes, séries e programas de televisão em casa em uma TV Ultra HD. Mas a televisão como conhecemos hoje em dia não foi sempre assim. Evidentemente, houve muitos avanços desde o surgimento da sua versão em preto e branco ou da primeira transmissão a cores.

Década de 1920. Televisão mecânica


Ninguém pode afirmar com certeza quem inventou a televisão. É certo que foi o resultado dos esforços incansáveis de várias pessoas, que se estenderam por várias décadas em diferentes continentes. Em geral, é aceito que as imagens iniciais foram produzidas na década de 20 e que alguns dos primeiros aparelhos foram fabricados nos anos 30. A qualidade da imagem e o tamanho da tela eram bastante limitados; as telas não tinham mais de 3cm de largura e ofereciam imagens desfocadas com tons entre avermelhado e alaranjado.

1927. Televisão Eletrônica.


Foi com o surgimento da versão eletrônica que a TV começou realmente a mostrar o seu potencial como futuro no centro da sala de estar. Usando tubos de raios catódicos para mostrar imagens, a primeira demonstração bem-sucedida da televisão eletrônica foi uma simples linha, e aconteceu em 1927, realizada pelo jovem inventor Philo Taylor Farnsworth, de 21 anos. Sem dúvida, quando pensamos nas imagens incrivelmente realistas que vemos hoje nas telas de ponto quântico da Samsung, é inegável o impressionante avanço alcançado ao longo dos anos.

Primeiro programa de televisão


Claro que a televisão como conhecemos hoje não teria existido sem todos os programas que ainda dominam as conversas. Foi assim com o filme “The Queen’s Messenger” (O Mensageiro da Rainha), a primeira obra dramática que foi ao ar e que foi transmitida pela televisão em 1928, deu o que falar na época. Tudo isso antes da chegada da TV Ultrafina e a TV Ultra HD, as telas de ponto quântico, e claro, da televisão convencional em cores. As telas de TV da época eram tão pequenas que não era possível ver mais do que a mão ou o rosto ao mesmo tempo.

Primeiro evento esportivo ao vivo


Em 1936, Berlim foi anfitriã dos Jogos Olímpicos de Verão e esse também foi o primeiro evento esportivo a ser transmitido pela TV. Os atletas da Vila Olímpica e cerca de 150 mil pessoas assistiram um total de 72 horas de cobertura em salões especiais para os telespectadores, chamados “Repartições Públicas de Televisão”, localizados em Berlim e Potsdam. Os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, foram os primeiros a serem transmitidos ao vivo para toda a Europa. Já os jogos de Tóquio, em 1964, foram, pela primeira vez, assistidos por uma audiência mundial.

Televisão a cores


Os primeiros testes com cores começaram um ano depois da primeira demonstração bem-sucedida da televisão eletrônica. O inventor escocês John Baird, uma década depois dos primeiros testes, conseguiu com sucesso fazer a primeira transmissão a cores do mundo. Porém, a transmissão da TV a cores não avançou até meados da década de 50, quando os primeiros aparelhos foram lançados, e ainda assim demorou mais de duas décadas para que a TV colorida chegasse até as pessoas no mundo todo. E esses novos aparelhos a cores eram muitos pesados. As TVs com tela fina, como são hoje, ainda não tinham aparecido.

Primeiro homem na lua


Enquanto a televisão a cores abria caminho pelo mundo todo, a história era escrita no espaço. Em 20 de julho de 1969, a nave Apolo 11 chegou à lua. O acontecimento foi transmitido ao vivo para todo o planeta. E enquanto 20% da humanidade observava sem fôlego na Terra, Neil Armstrong deixava a primeira pegada humana na superfície lunar e imortalizava a frase: “Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

A Primeira TV Samsung


Em 1970, foi criada a Samsung Electronics, que vendia exclusivamente aparelhos eletrodomésticos. Durante esse mesmo ano, com apenas 45 funcionários, a Samsung desenvolveu seu primeiro aparelho de televisão: um modelo em preto e branco, de 12 polegadas, chamado P-3202. E não passou muito tempo até conquistar o lugar de líder inabalável do mercado mundial de televisores. Em 1976, a Samsung vendeu mais de um milhão de unidades somente na Coreia. E, em apenas dois anos, alcançou a marca de 4 milhões, tornando-se a maior fabricante de aparelhos em preto e branco do mundo.

Televisão Digital


O maior passo dado na evolução tecnológica desde a TV a cores foi a sua versão digital. Não existia até então uma qualidade de imagem comparável. A televisão digital era simplesmente a melhor. E com a escolha do MPEG-2 como o padrão mundial, o cenário estava pronto e a Samsung estava preparada. Começando com a produção em massa da primeira televisão digital do mundo em 1998, a empresa seguiu adiante com o lançamento da icônica Bordeaux em 2006. Depois da TV LED fina em 2009, 2010 foi o ano da televisão inteligente (Smart TV). O aparelho de TV não era somente belo, mas também tinha cérebro. Em 2013, a Samsung causou uma grande sensação com a televisão de tela curva.

Televisão Samsung SUHD


E assim chegamos à era da TV Ultra HD, ultrafina, como a TV Samsung SUHD com capacidade de HDR (grande alcance dinâmico) 1000. Baseada na tecnologia de pontos quânticos, a TV SUHD produz até 64 vezes mais variações de cores que os aparelhos convencionais com painel de 8 bits – entregando um painel de 10 bits. Toda esta tecnologia resulta em cores mais realistas em áreas mais claras e mais detalhes nas áreas escuras.

2017. Televisão Samsung QLED


Apenas um ano após o grande lançamento da SUHD, a Samsung lança uma nova categoria de TVs. A QLED TV é capaz de reproduzir 100% do volume de cor disponível em cada cena. Isso significa plena exibição de todas as cores disponíveis sob qualquer nível de brilho. A tecnologia de pontos quânticos da Samsung foi aprimorada, permitindo que a QLED TV apresente a imagem mais realista já vista em uma TV contando, inclusive, com excepcional nível de brilho e contraste, que proporciona ao consumidor uma maior sensação de profundidade nas imagens, independente de muita ou pouca iluminação no ambiente. A QLED TV ainda apresenta soluções únicas e inovadoras que vão redefinir a maneira de assistir, posicionar e instalar uma TV. Essencialmente, é um novo patamar de estilo e um novo mundo com todas as suas cores e detalhes, na sua casa.

A televisão tem sido fundamental para oferecer momentos inesquecíveis e intensos às pessoas do mundo todo, proporcionando ao telespectador assistir eventos importantes da história, política, no campo esportivo e muito mais. E com o avanço que nunca se detém na tecnologia televisiva, agora existem os aparelhos com a tela de pontos quânticos QLED, que oferece uma qualidade de imagem magnificamente realista. Imagine como teria sido incrível testemunhar por essa tela de pontos quânticos o primeiro passo dado na lua por Neil Armstrong. Quem sabe o próximo grande momento possa ser o primeiro passo em Marte.

Nenhum comentário