Últimas

TOTVS, uma grande fintech

Companhia investe em inovações para a sua área de Financial Services para consolidar novidades que simplificam a vida dos funcionários das instituições financeiras e dos clientes finais

São Paulo, 06 a 08 de junho de 2017 – O termo fintech nasceu da junção das palavras “finanças” e “tecnologia”. Na prática, significa a criação de soluções disruptivas, voltadas aos serviços financeiros. O mercado está acostumado a imaginar que essas inovações, menos burocráticas que os tradicionais bancos e grandes financeiras, só partem das startups. Porém, esse movimento também tem impactado as grandes empresas e a TOTVS está investindo na área para proporcionar ao setor tecnologias tão simples quanto as das fintechs, uma transformação digital que engloba todo o ecossistema, colaboradores e clientes.

A companhia está desenvolvendo funcionalidades e soluções que facilitam a vida de quem trabalha em uma instituição financeira e de quem usa esses serviços, novidade que será apresentada no CIAB FEBRABAN 2017, que acontece de 06 a 08 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Entre as iniciativas, destaca-se um projeto de descomplicação de serviços financeiros, como por exemplo, o crédito pessoal. Vamos imaginar o seguinte cenário: o dono de um comércio olha o seu fluxo de caixa, nele consta que nos próximos dias haverá diversas contas a pagar, mas não estão previstas novas entradas de dinheiro nesse período. Para que a saúde financeira da empresa não fique comprometida, o ideal é ir até ao banco, verificar as linhas de créditos disponíveis e contratar um empréstimo. Porém, muitas vezes é necessário visitar mais de uma instituição financeira até encontrar algo que se encaixe no perfil pretendido. Essa busca consome um tempo que poderia ser gasto com o que realmente importa, a operação do negócio.

Agora, vamos imaginar um cenário pensado na comodidade do correntista. Alguns dias antes do possível desequilíbrio, o ERP deste comércio alerta sobre esse descasamento de caixa e já faz uma sugestão de crédito do banco do cliente, indicando as taxas de juros e as regras. Tudo dentro do software utilizado para gerenciar a empresa e sem sair da mesa do escritório. “Estruturamos novas funcionalidades que consolidam a TOTVS como parceira de modelos de negócio dos nossos clientes, não apenas uma fornecedora. Estamos entendendo, em conjunto com as instituições financeiras, como podemos ajudá-las a serem mais digitais e facilitar a vida de todos, funcionários e consumidores”, explica David Terra, diretor do Segmento de Financial Services da TOTVS.

Outra novidade é o protótipo de um aplicativo a ser integrado nativamente em seu principal produto da área de Financial Services, o AMPLIS, plataforma para gestão de fundos de investimentos. A TOTVS estudou a fundo a maneira mais simples de visualizar dados das carteiras de investimentos operadas em sua plataforma. Para criar essa novidade foi importante entender conceitos de geometria, psicologia, matemática e estatística. Além disso, toda a gama de tons dos gráficos foi pensada de acordo com um estudo das cores. Tudo priorizando a união do técnico e o design para ser agradável visualmente e permitindo que o usuário escolha o melhor jeito de ver a informação.

A iniciativa traz uma forma totalmente diferente de acessar relatórios padrões de mercado. Por meio de visualizações interativas e dinâmicas, é possível manipular as informações e obter detalhamento apenas dos pontos relevantes. Além disso, existem múltiplas formas de se apresentar esses dados que podem ser escolhidas de acordo com a preferência de cada pessoa. O lançamento vai ao encontro da demanda por ferramentas mais simples e de uso intuitivo e foi desenvolvido para ser acessado em diversos dispositivos, em especial nos smartphones.

Para se ter uma ideia, atualmente, os relatórios de posição de carteiras, por exemplo, podem conter até 60 páginas. São documentos complexos e difíceis de ler por conter diferentes estruturas e grandes quantidades de dados. Em muitos casos, o gestor precisa analisar apenas um item, mas é necessário perder um tempo enorme lendo um arquivo extenso. A consequência disso é uma perda de produtividade da instituição financeira em atividades nada estratégicas. Já com uma leitura rápida e mais segura da situação dos investimentos - e o retorno que cada um está dando - há uma melhor gestão desses recursos e mais lucratividade para a instituição financeira e seus clientes.

“Sabemos que, em muitas vezes, o usuário precisa apenas confirmar um valor específico dentro de uma tabela complexa de várias colunas e linhas. Nesse novo aplicativo, o usuário consegue visualizar e editar tudo em um só gráfico, que pode ser personalizado dentro de cinco modelos disponibilizados e acessar diretamente o dado que interessa. Tudo de fácil acesso e entendimento”, explica Terra.

A criação do aplicativo vem para atender a um setor representativo para a TOTVS. O Brasil é o maior mercado de fundos de investimento da América Latina e a solução atual da TOTVS já processa 70% dessas corporações no país, abrangendo Custódias, Controladorias, Assets, Private Bankings, Seguradoras, Fundos de Pensão, Gestores e Administradores, Corretoras e Distribuidoras de Valores.

Outro ponto importante é que o usuário final, o cliente das gestoras de fundos, também terá acesso a esse recurso. O aplicativo de visualização de relatórios já está disponível no mercado.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Nenhum comentário