Últimas

XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas integra calendário de Experimenta Portugal ‘17

Evento acontece entre os dias 10 e 12 de junho na capital

Acontece em São Paulo, entre os dias 10 e 12 de junho, o XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, evento realizado desde 2007 com o objetivo de refletir sobre temas importantes para melhorar as boas práticas nessas instituições. A atração é gratuita (mediante inscrição) e terá Portugal como país homenageado.

A edição deste ano é concomitante às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), integrando o calendário do Experimenta Portugal ’17, iniciativa do Consulado Geral para aproximar os dois países no âmbito da arte e cultura.

No dia 12, às 9h, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, participa da mesa de abertura de conferências no Palácio dos Bandeirantes, em debate que também contará com a presença de dois especialistas portugueses: José Alberto Ribeiro, presidente do Icom Portugal e diretor do Palácio Nacional da Ajuda, e António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte de Portugal.

Durante os três dias, o encontro oferece ações culturais que incluem conferências, debates, música e literatura, além das tradicionais visitas a museus-casas na capital paulista. Trata-se de uma oportunidade de reexaminar as nossas tradições e raízes históricas, desde os povos indígenas, a chegada dos portugueses e, ao longo do tempo, o fluxo de imigrantes de diversas partes do mundo e das migrações internas entre as regiões brasileiras, sob a perspectiva dessas heranças no museu-casa histórica – do patrimônio arquitetônico às coleções e à imaterialidade a eles associada.

O tema deste ano promove uma reflexão sobre “Heranças culturais: testemunhos materiais e imateriais no museu-casa histórica”. A 11ª edição do evento dialoga com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para 2017, “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, que propõe ações de mediação da paz e de diálogo entre os povos.

Quando: de 10 a 12 de junho
Onde: Casa Guilherme de Almeida | Rua Macapá, 187 – Perdizes (10/06 – 10h)
Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 – Bela Vista (10/06 – 10h30)
Casa de Vidro – Instituto Lina Bo e P. M. Bardi - Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi (11/06 – 9h)

Fundação Ema Klabin – Casa Museu | Rua Portugal, 43 – Jardim Europa (11/06 – 14h)
Palácio dos Bandeirantes | Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi (12/06 – 9h)
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano | Avenida Morumbi, 4.077 – Morumbi (12/06 – 14h)
Entrada: Gratuita
Inscrições: http://www.acervo.sp.gov.br/encontro2017_.html

Nenhum comentário