Últimas

“Abrace o Ipê” comemora, neste domingo, ​início da floração em Belo Horizonte

Espécie é uma das mais populares nos jardins da Praça da Liberdade e suas flores antecipam a primavera

No próximo domingo, 9 de julho, às 10h, admiradores das belezas naturais de Belo Horizonte, em especial os ipês, têm encontro marcado na Praça da Savassi, onde será realizada a concentração para a ação “Abrace o Ipê”.

O evento proporcionará um domingo em família com atrações culturais, música, oficinas e, claro, olhos ao alto para observar e celebrar o início da floração dos Ipês, que acontece durante o inverno. Parte das Avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo estarão fechadas, já como vem acontecendo através do Programa a Savassi é da Gente. A programação contará, ainda, com uma caminhada até a Praça da Liberdade, onde acontecerá um abraço coletivo aos ipês da praça, e posterior retorno para a Praça da Savassi.

O evento, promovido pela Savassi Criativa, o Circuito Liberdade e a Secretaria de Esporte e Lazer de BH, integra a campanha “Celebre o Ipê”, realizada pela rede de supermercados Verdemar, em parceria com o produtor cultural e fotógrafo Julio Toledo.

Na ocasião, espera-se envolver os ocupantes desse espaço urbano com atividades de lazer ao ar livre, proporcionando, também, a reflexão e incentivo para a contemplação dos Ipês.

“A floração das cerejeiras no Japão, também conhecida como Hanami, é celebrada anualmente pela população, que leva tapetes e esteiras para fazer piqueniques nos gramados dos parques. Da mesma forma, queremos convidar os belo-horizontinos a contemplarem este espetáculo gratuito e natural que já esta colorindo nossas ruas”, comenta Alexandre Poni, sócio proprietário do Verdemar.

Para o sócio-proprietário do Verdemar, Alexandre Poni, apoiar este evento é valorizar a cidade e os belo-horizontinos, um dos compromissos do Verdemar. “Nosso objetivo é criar um domingo para ser aproveitado entre amigos e família, e propor essa reflexão com a natureza e um dos símbolos do nosso país, o ipê.”

O Ipê

Árvore símbolo nacional, um ipê florido sempre enobrece a paisagem, seja ela urbana ou rural. De cores brancas, amarelas, rosas ou roxas, elas se destacam e atraem mesmo os olhares menos atenciosos. Geralmente, a floração começa por volta do mês de julho, quando a árvore perde todas as folhas e se torna um colosso de cores e formas. Sua floração se inicia no inverno por uma causa nobre: com o clima frio e seco, o ipê identifica um risco para sua sobrevivência e, por isso, antecipa sua floração.

Serviço​:​

Ação “Abrace o Ipê”
​Data: 9 de julho
Hora: de 10 às 13 horas
Local: Praça da Savassi (já aberta à comunidade através do Programa “A Savassi é da Gente”)

Nenhum comentário