Últimas

Dados apontam que mais de 25% da população entre 18 e 24 anos está sem ocupação


A crise econômica atingiu fortemente o mercado de trabalho dos jovens brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de um quarto (25,9%) da população entre 18 e 24 anos estava desempregada até o fim de 2016. Outro número preocupante e que pode agravar a situação é o de que 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental.

Diante da situação, muitos desses jovens veem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma forma de melhorar o currículo e conseguir um emprego. “Sabemos que o mercado de trabalho está mais difícil e por muitos motivos que não dependem de nós. Mas algumas questões estão ao nosso alcance, como por exemplo, o incremento do currículo, como a conclusão do ensino médio”, explica a coordenadora do Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos Uninter, Maria Tereza Cordeiro.

Educação a distância

Em algumas instituições, como a Uninter, o curso EJA é ofertado na modalidade a distância, com um ambiente virtual que permite a interação com professores e com outros colegas.

A coordenadora ressalta que, por ser a distância, o curso requer muita disciplina do candidato. “O aluno precisa se readaptar a um ritmo de estudos. Por outro lado, caso conquiste um emprego durante esse período, ele consegue conciliar com a rotina do trabalho. Basta ter disciplina”.

Na Uninter, a Educação de Jovens e Adultos é voltada para alunos que não concluíram o Ensino Médio. O curso tem duração de 18 meses, com carga horário total de 1.200 horas, mas é possível solicitar aproveitamento de estudos caso o aluno já tenha concluído algumas disciplinas.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de julho no www.uninter.com/eja ou pelo telefone 0800 702 0500.

Nenhum comentário