Últimas

Inscrições para 17 bolsas de Iniciação Científica do A.C.Camargo Cancer Center estão abertas até dia 19

Alunos matriculados em programas de Graduação podem concorrer a uma das dezessete vagas da nova turma de Iniciação Científica (PIBIC) do A.C.Camargo, com apoio do CNPq. Objetivo é estimular a inclusão de jovens cientistas em projetos de pesquisa básica e clínica em Oncologia 

Uma oportunidade para que alunos de Graduação ingressem em projetos de pesquisa básica ou clínica em Oncologia. O Centro integrado em diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, A.C.Camargo Cancer Center, está com edital aberto e recebendo inscrições para a nova turma do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Para concorrer a uma das dezessete bolsas oferecidas o candidato deve se inscrever até o dia 19 de julho no site www.accamargo.org.br/edital.

Com duração de 12 meses, as bolsas são disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os beneficiados podem ser alunos de graduação que queiram se dedicar integralmente às atividades de pesquisa em uma das dezoito linhas de pesquisa básica e clínica listadas no edital.

As abordagens das linhas de pesquisa vão desde a investigação no âmbito da biologia molecular até a avaliação da qualidade de vida do paciente com câncer, incluindo temas como testes genéticos, biópsia líquida, caracterização de síndromes hereditárias, diagnóstico por imagem, marcadores prognósticos e de resposta ou resistência ao tratamento, suicídio em paciente oncológico, dentre outras (lista abaixo).

Para se inscrever, o candidato deve reunir a documentação necessária e entregar na secretaria da Pós-Graduação, que fica na Rua Prof. Antônio Prudente, 109, em São Paulo. A aceitação do candidato será baseada na disponibilidade de vagas e estará associada ao projeto de pesquisa previamente aprovado pela Comissão de Iniciação Científica. Também serão consideradas a documentação apresentada e a entrevista. As atividades terão início em 1 de agosto.

O objetivo do programa é estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação e promover maior articulação entre a graduação e a pós-graduação, além de ser uma forma de incentivar os jovens talentos, que estão começando a ter contato com o método científico, a compreender a importância de cada etapa de um projeto de pesquisa, o que poderá norteá-los durante toda a carreira acadêmico-científica.

Os projetos a serem apresentados devem estar inseridos em uma das dezessete linhas de pesquisas descritas no edital, cujos títulos e professores orientadores são:

1 - Avaliação da expressão de claudinas em tumores de glândula salivar - Dra. Cláudia Malheiros Coutinho Camillo

2 - Suicídio na população oncológica: Validação para o português - Brasil do Questionário de Necessidades Interpessoais (Interpersonal Needs Questionaire - INQ) e da Escala de Capacidade Adquirida para Suicídio (Acquired Capability for Suicide Scale - ACSS - FAD) em pacientes oncológicos - Dra. Maria Teresa D. P. da Cruz Lourenço

3 - Caracterização molecular de uma família com fenótipo não-usual de sarcoma associado à Síndrome de Lynch - Dra. Giovana Tardin Torrezan.

4 - Análise das Reconvocações para exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética em um Centro Oncológico. - Dr. Marcos Duarte Guimarães.

5 - Influência da Stress Inducible Phosphotein One (STI1) na Proliferação de Células GL-261 - Dr. Tiago Góss dos Santos.

6 - Caracterização da Primeira Linhagem Celular de Glioblastoma Estabelecida no A.C.Camargo Cancer Center - Dra. Gláucia Noeli Maroso Hajj.

7 - Investigação do papel da variante de splicing alternativo do gene TRIM37 na progressão de câncer de mama em células ER+ - Dra. Dirce Maria Carraro.

8 - Validação de padrões de metilação de DNA como marcador prognóstico em câncer de tireóide - Dr. Mateus de Camargo Barros Filho.

9 - Neoplasias na adolescência: caracterização epidemiológica, clínica e evolutiva. - Dra. Cecília Maria Lima da Costa.

10 - Implante de Filtro de Veia Cava Inferior em Pacientes com Neoplasia Maligna: a Experiência de um Cancer Center - Dr. Kenji Nishinari.

11 - Diagnóstico Precoce de Tumores de Pele por Teledermatologia - Dr. Thiago Celestino Chulam.

12 - Papel da Ressonância Magnética na Avaliação de Urgências e Emergências Oncológicas - Dr. Marcos Duarte Guimarães.

13 - Desfecho dos nódulos tireoidianos com Punção Aspirativa por Agulha Fina não diagnóstica - Dra. Marcela Pecora Cohen.

14 - Análise dos materiais didáticos utilizados pelos radiologistas e residentes de radiologia - Dr. Almir Bitencourt.

15 - Geração de células "knockin" para estudar os efeitos do mutante de p53 (R337H) que está associado à síndrome de Li-Fraumeni. - Dr. Martin Roffé.

16 - Avaliação da expressão de PD-L1 em células tumorais circulantes (CTC) de pacientes com câncer de cabeça e pescoço e gástrico tratados em uma única instituição - Dra. Ludmilla T.D.Chinen.

17 - Transferência de resistência a cisplatina mediada por vesículas extracelulares em linhagem de adenocarcinoma gástrico. - Dra. Michele Christine Landemberger

18 - Avaliação da dupla leitura e seu impacto na qualidade da informação fornecida pelos laudos radiológicos em um centro Oncológico - Dr. Marcos Duarte Guimarães.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Nenhum comentário