Últimas

Jovens estagiários treinam em simulador de negócios para alavancar carreira

Estagiários da Votorantim Cimentos são convidados para treinar
e participar da maior competição mundial de estratégia e gestão 

Colocar a mão na massa, ou seja, entrar em campo e atuar na área profissional escolhida é o desejo da maioria dos jovens estagiários. No entanto, o tempo de preparação do estágio é necessário para a conquista das habilidades técnicas e comportamentais exigidas pelas empresas. Para contribuir e acelerar esse processo algumas corporações têm incluído a gamificação (business games ou jogos de negócios) na estrutura do estágio oferecido aos jovens.

É o caso da Votorantim Cimentos que, há três anos, estimula seus estagiários a participarem do Global Management Challenge (GMC), maior competição mundial de estratégia e gestão baseada em simuladores. Por meio de uma parceria com a Ser Total, responsável desde 2009 pela Organização do Global Management Challenge Brasil, os cerca de 300 jovens são convidados a participar do GMC como mais uma ferramenta prática do estágio. Competindo com aproximadamente 800 participantes, a equipe vencedora da rodada nacional vai para a final internacional, realizada há 38 anos, competir com as melhores equipes dos quatro cantos do mundo.

A ferramenta simula desafios para administrar as áreas de produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa virtual, utilizando um software simulador de gestão. Os jovens competem divididos em equipes de três ou quatro pessoas e recebem dados de cinco trimestres passados da empresa virtual, com um panorama situacional da empresa perante o mercado.

Segundo Jéssica Falcão Leite de Campos, da área de Treinamento e Desenvolvimento da Votorantim Cimentos, essa prática agrega muito no treinamento dos estagiários. “O jogo, por meio do simulador, estimula e contribui para o desenvolvimento de análise crítica e tomada de decisão desses jovens”, disse Jéssica.


Final Internacional Global Management Challenge 2015 – premiação equipe da Votorantim Cimentos 

Nos dois anos anteriores a Votorantim Cimentos já incluiu mais de 150 jovens no GMC Brasil, levou suas equipes três vezes para finais nacionais e uma vez para a final internacional. A campeã nacional de 2015 conquistou o terceiro lugar na final mundial realizada em Macau, na China. Jefferson de Medeiros, engenheiro eletricista e analista de Gestão, da Votorantim Cimentos, foi o Chefe da equipe campeã nacional e terceira colocada mundial de 2015. Segundo Jefferson a experiência no GMC traz muitos benefícios como a possibilidade de aplicar conceitos estudados na faculdade:

“Por meio do simulador podemos vivenciar diferentes situações, cenários macroeconômicos diversos, o que contribui muito para aperfeiçoar a tomada de decisões bem pensadas”, explica Jefferson, que começou na Votorantim Cimentos como estagiário em 2014 e foi efetivado um ano depois. Ele participou da competição GMC em 2014 e 2015 e hoje é mentor das equipes da empresa.

 

Jefferson de Medeiros, finalista do Global Management Challenge 2015 

De acordo com Jefferson outro ponto interessante que o GMC estimula é a cooperação entre os participantes:

“Mesmo que o jogo traga uma ideia de competitividade, fica claro, analisando as equipes vencedoras nacional ou internacionalmente, que o senso de cooperação fala mais alto, todas criaram alianças, compartilharam informações proporcionando a troca de experiências”.

Segundo Marcelo Egéa, sócio-diretor da Ser Total, consultoria especializada em desenvolvimento de líderes e equipes comerciais, o grande foco tem sido envolver os estudantes universitários

“Entendemos que isso vai ao encontro do principal espírito da competição, que é estimular o aprendizado prático da gestão empresarial entre os jovens”, explica Egéa.

GMC no Brasil

O Brasil, que participa da competição desde 1980, foi o primeiro país a integrar a versão global do Global Management Challenge. Já registrou excelentes resultados e permanece ativo, formando gestores capazes de superar os desafios de mercados extremamente competitivos. As inscrições para as universidades que desejam incluir participantes para a o desafio GMC 2017 já estão abertas (seja uma universidade parceira).

A edição nacional é organizada pela Ser Total, empresa de consultoria e treinamentos com sede em São Paulo, dirigida por Marcelo Egéa, com patrocínio oficial das empresas Votorantim Cimentos, Grupo Tigre e Nors.

Site nacional da competição: www.globalchallenge.com.br
Página da competição: facebook.com/gmcbrasil
Site internacional da competição: worldgmc.com

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,6 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Sobre a Ser Total

A empresa Ser Total, dirigida por Marcelo Egéa, é responsável desde 2009 pela Organização do Global Management Challenge Brasil, rodada brasileira da maior competição mundial de estratégia e gestão baseada em simuladores e que está presente em mais de 30 países.

Grandes corporações como Votorantim Cimentos, Grupo Tigre, DuPont, Santander e Verallia têm usado os Simuladores de Gestão (Business Games) em projetos de recursos humanos e gestão de pessoas com o objetivo de criar ambiente de treinamento mais dinâmico, desenvolver habilidades de liderança, construção de times e trabalho em equipe, estimular a visão integrada entre diferentes áreas do negócio, pensar estrategicamente e estimular postura competitiva além de promover sua marca, atrair e selecionar talentos.

Perfil Marcelo Egéa

Com 29 anos de experiência em Recursos Humanos, Marcelo Egéa, é psicólogo e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Vanzolini - Poli USP, tendo trabalhado em empresas como Alpargatas, Blockbuster e Merrill Lynch. É sócio-diretor da Ser Total, consultoria com sede em São Paulo fundada em 1999, que desenvolve programas de treinamento em liderança e vendas e projetos de consultoria em gestão de recursos humanos para grandes empresas como GM Financial, Ericsson, Grupo Tigre, JTI-Japan Tobacco International, Pfizer, Ericsson, Tecban, Daiichi-Sankyo, Votorantim Cimentos e Smith&Nephew, em toda a América Latina (em Português e Espanhol). Desde 2001 Egéa é consultor responsável e facilitador no Brasil do Ericsson Leadership Core Curriculum - LCC (Programa de liderança global da Ericsson). Em 2009 a SerTotal tornou-se responsável pela rodada brasileira do Global Management Challenge (GMC – www.globalchallenge.com.br), competição internacional baseada em simuladores de gestão existente desde 1980.

Nenhum comentário