Últimas

Nesta quinta-feira (06/07), a Academia Mineira de Letras realiza a palestra "Antônio Callado, um escritor que amava seu país", com a jornalista Ana Arruda Callado

DIA 06 DE JULHO, ÀS 20H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

Ana Callado - Divulgação
No dia 06 de julho, às 20h, na Academia Mineira de Letras acontece a palestra “Antônio Callado, um escritor que amava seu país”, com a escritora e jornalista Ana Arruda Callado, para celebrar o centenário de nascimento do romancista carioca. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Antônio Carlos Callado nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 26 de janeiro de 1917 e faleceu em 28 de janeiro de 1997. Foi jornalista, romancista, biógrafo, teatrólogo e o quarto ocupante da cadeira de nº 8 da Academia Brasileira de Letras.

Em 1936 ingressou na Faculdade de Direito e no ano seguinte, começou a trabalhar em O Correio da Manhã como repórter e cronista. Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, foi contratado pela BBC de Londres para trabalhar como redator, ali permanecendo até 1947. Em pararelo, entre 1944 e 1945 trabalhou também no serviço brasileiro da Radio-Diffusion Française, em Paris. A carreira jornalística lhe proporcionou muitas viagens e contato com alguns dos temas de sua obra.

Em seu retorno ao Brasil, voltou a trabalhar em O Correio da Manhã e O Globo. Foi contratado pela Enciclopédia Britânica para chefiar a preparação da Barsa, publicada em 1963. Como redator do Jornal do Brasil, foi enviado, em 1968, ao Vietnã, para cobrir a Guerra. Aposentou-se como jornalista em 1975.

Antônio Callado também sempre se dedicou à literatura e ao teatro. É autor dos romances Assunção de Salviano (1954) e A madona de cedro (1957), e de livros de reportagem e obras literárias engajadas como Quarup (1967), Bar Don Juan (1971), Reflexos do Baile (1976) e Sempreviva (1981), que abordam a situação do Brasil durante o regime militar.

O jornalista recebeu vários prêmios pelas suas obras: em 1958, na Embaixada da Itália no Rio de Janeiro, a medalha da Ordem do Mérito da República Italiana; em 1982 o Prêmio Goethe, do Goethe Institut do Rio de Janeiro, com o romance Sempreviva, na Alemanha; em setembro de 1985, o Prêmio Brasília de Literatura, da Fundação Cultural do Distrito Federal; em 1989, o troféu Juca Pato, da União Brasileira dos Escritores, por ter sido eleito “Intelectual do Ano”, entre outros.

Sobre a palestrante:

Ana Arruda Callado nasceu em Recife, Pernambuco, em 19 de maio de 1937. É Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, Mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação também pela UFRJ. É professora aposentada, tendo lecionado nos Departamentos de Comunicação da Universidade Federal Fluminense, da UFRJ e da PUC/RJ. É membro titular do Pen Clube do Brasil e da Academia Carioca de Letras.

Foi chefe de reportagem do Diário Carioca entre 1964 e 1965, chefe de redação de O Sol em 1967, secretária de redação do Jornal de Vanguarda, em 1968, coordenadora editorial da Editora Delta entre 1971 e 1979, e editora do caderno infantil do Jornal do Brasil, de agosto de 1972 a dezembro de 1973.

Ganhadora do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2004, na categoria Maturidade Acadêmica, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares – INTERCOM, é autora da novela policial, “Uma aula de matar” e de sete biografias de mulheres: “Dona Maria José”; “Jenny – amazona, valquíria e vitória-régia”; “Adalgisa Nery”; “Maria Martins”; “Lygia, a recordista”; “Darcy, a outra face de Vargas”; e “Bertha Ribeiro”.

SERVIÇO:

“Antônio Callado, um escritor que amava seu país”, com Ana Arruda Callado
Data: 06 de julho
Horário: 20h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita.
http://academiamineiradeletras.org.br/

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Nenhum comentário