O drive-thru muito além do fast food
Negócios de mercados tradicionais apostam no modelo para proporcionar agilidade, praticidade e segurança ao consumidor
O formato drive-thru, criado nos anos 30, nos EUA, e disseminado por grandes redes de fast food, como o McDonald’s, aos poucos vem ganhando força na cultura do brasileiro em outros mercados. Além da “tradicional” venda de hambúrgueres, instituições financeiras (bancos), redes de supermercados, órgãos públicos e outros estabelecimentos de alimentação (pizzarias, cozinha asiática, entre outros) estão apostando na modalidade, todos com o mesmo intuito: aumentar o fluxo de consumidores e oferecer uma opção de compra segura, prática e ágil.
Alguns números são favoráveis à viabilidade da investida: pesquisas recentes indicam que há um carro para cada 4,8 habitantes no Brasil, proporção que tem ficado cada vez mais próxima do equilíbrio nos últimos anos, mesmo com a crise econômica e com o aumento de alternativas ao carro próprio.
O pãozinho de cada dia
No caso da Pão to Go, por exemplo, vender pão não seria nenhuma novidade. Entretanto, o empreendedor Tom Ricetti criou, em 2013, no interior de São Paulo, um novo modelo para se vender itens básicos de uma padaria. Juntou duas propostas que não tinham sido testadas até então: padaria e drive-thru. A ideia deu tão certo que hoje a marca conta com 21 franquias em operação no Brasil e está prestes a abrir unidades nos EUA e em Portugal. “O brasileiro busca cada vez mais praticidade, segurança e conforto na hora de comprar, independentemente do produto. O pão é um dos alimentos mais presentes em nossa mesa, e poder adquirir este e outros itens sem descer do carro, sem procurar vaga no estacionamento, sem pagar flanelinhas, sem tomar chuva e sem carregar sacolas é uma ‘mão na roda’, além de proporcionar aqueles 15 minutinhos a mais no dia a dia das pessoas”, enaltece Ricetti.
Pela janela do carro e da farmácia
Outro negócio recente que investiu no formato drive-thru é o da FarmaContainer, lançada oficialmente durante a última ABF Franchising Expo – de 21 a 24 de junho. A ideia, criada pelo empresário Kenard Rocha, é oferecer praticidade em todos os sentidos. Instaladas em containers, as farmácias da rede podem estar em estacionamentos de shopping centers, de supermercados, de postos de gasolina etc. Visto que a probabilidade de fluxo de carros nesses locais é grande, uma das opções de franquia da marca oferece a possibilidade de entrega dos medicamentos pela janela do estabelecimento. Segundo Rocha, isso levará a um aumento significativo das vendas.a
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