Últimas

São Paulo recebe nova turma do programa "Porteiro Amigo do Idoso", que capacita profissionais para cuidado com longevos

Capital paulista terá curso de capacitação de porteiros, os "melhores amigos" dos cidadãos longevos, que representam mais de 13% da população brasileira 


Entre os dias 11 e 13 de julho, a cidade de São Paulo receberá uma nova turma do programa "Porteiro Amigo do Idoso", iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, que visa capacitar profissionais de portaria a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos. Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ, as aulas - inteiramente gratuitas - serão realizadas entre 8h30 e 12h30, no bairro República - Av. Ipiranga, 313. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vilavelha.com.br/longevidade ou pelo telefone (11) 3226-9780. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Criado em 2010, a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro de Copacabana, que apontou o porteiro como o "melhor amigo do idoso", o programa "Porteiro Amigo do Idoso" está presente nos principais centros urbanos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, somando mais de 2,7 mil profissionais capacitados. Na capital paulista, já foram treinados mais de 650 porteiros e 780 no estado, incluindo as cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Santo André.

A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.



De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a população de idosos no Brasil (65 anos ou mais) era de aproximadamente 20 milhões de indivíduos, equivalente a cerca de 10% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, três serão idosas.

Lançado há sete anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, escolhido por apresentar uma das maiores concentrações de idosos da capital paulista, cuja população acima de 65 anos corresponde, segundo o IBGE, a 11,8% do total de habitantes - acima da média nacional. Atualmente, no Brasil, 24 milhões de pessoas estão acima de 60 anos, o que representa quase 13% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que, em 2050, esse número chegará a 64 milhões, significando que, de cada 10 brasileiros, três serão idosos.

-- O programa "Porteiro Amigo do Idoso" faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Além disso, essa iniciativa colabora para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos -- explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

O "Porteiro Amigo do Idoso" foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.

Em pesquisa realizada recentemente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo Bradesco Seguros apurou o impacto do programa "Porteiro Amigo do Idoso" sobre os moradores dos condomínios alcançados. Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais "respeito e atenção" no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. O programa Porteiro Amigo do Idoso está inserido entre as ações desenvolvidas pelo Grupo Bradesco Seguros - como o Fórum da Longevidade e o Circuito da Longevidade - que têm como objetivo difundir a importância da prática regular de exercícios físicos, adoção de hábitos saudáveis e difusão de conhecimento sobre envelhecimento ativo, como pilares para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida, bem-estar e planejamento financeiro. A iniciativa visa preparar o porteiro a oferecer melhores serviços ao público longevo, contribuindo para a valorização da cidadania.

Nenhum comentário