Bibi investe em projetos com base nos princípios de ESG
Ações são norteadas pelos pilares da Sustentabilidade, Sociais, Ambientais, Culturais e Econômicos
A atuação da Calçados Bibi é bastante fortalecida em projetos sustentáveis, sendo alavancada em ações norteadas pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance). “Utilizamos diversos materiais na produção dos calçados, sendo os principais têxteis, couro de origem bovina, entre outros. Todos os materiais utilizados apropriam-se de conceitos sustentáveis, já que desenvolvemos toda a cadeia produtiva pensando no bem-estar dos nossos stakhouders, formados por clientes, fornecedores, comunidade e parceiros, e também do meio ambiente”, revela o gerente de suprimentos da Bibi, Ismael Fischer.
No caso dos couros, por exemplo, trata-se de uma matéria-prima renovável. Neste quesito, a marca trabalha com 100% dos fornecedores de curtumes certificados dentro do padrão internacional LWG (Leather Working Group) e CSCB (Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro). Em relação às embalagens feitas com papel reciclado, 100% das utilizadas são certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council) e pela B Corp, e já com foco nos têxteis, há a utilização de fibras recicladas (poliéster) inclusive oriundo de garrafas pets. Além disso, a Bibi atua com base nos conceitos de economia circular, praticando a logística reversa das matérias-primas, reutilização e reciclagem. Como citado anteriormente, todo couro é adquirido de fornecedores certificados e transformado em cabedais para calçados, sendo que o resíduo dos couros originados da pós-produção é transformado em adubo orgânico por meio de uma parceria com uma empresa multinacional italiana.
“Produzimos um cluster calçadista muito eficiente e sustentável, estendendo inúmeros benefícios aos clientes, como velocidade, inovação, diversidade de produtos, qualidade assegurada e sustentabilidade. Dessa forma, acreditamos fortemente que agregamos muito valor e diferenciação às operações com a produção nos dois parques fabris brasileiros. Um dos nossos destaques é a utilização, o desenvolvimento e o monitoramento das matérias-primas e calçados dentro dos padrões mundiais de toxidade, por meio do Projeto Bibi Não Tóxico, que leva aos consumidores calçados livres de substâncias tóxicas. São 125 fornecedores e 2.650 materiais monitorados por coleção, para que todos os calçados sejam produzidos com materiais não tóxicos à saúde de crianças de 0 a 9 anos”, explica Fischer.
A Bibi elabora com frequência o inventário de emissão de gases de suas operações industriais, faz a aquisição de energia elétrica oriunda de fontes renováveis, além de investir em projetos de conscientização ambiental junto aos stakeholders da marca. Por comprar energia de fontes sustentáveis, a Bibi faz parte do Programa PERFIL Sustentável, que é pioneiro no Brasil em proporcionar reconhecimento pela contribuição ambiental e social proporcionada pelas empresas enquadradas no Mercado Livre, que compram energia de fontes alternativas. Seguindo uma metodologia aceita internacionalmente, o programa contabiliza os gases de efeito estufa (GEE) regulados pelo Protocolo de Quioto que deixaram de ser emitidos pela marca, certificando-a com o selo PERFIL Energia + Limpa. Desde que está no Mercado Livre, a rede já deixou de emitir 1.322,717 (tCO2e) na atmosfera, o que corresponde ao plantio equivalente de 3.422 árvores.
“Aplicamos as práticas sustentáveis junto a cadeia produtiva por meio da integração de fornecedores e parceiros, além das iniciativas industriais desenvolvidas nas operações fabris da Bibi. Com os fornecedores, atuamos no desenvolvimento e na capacitação dos parceiros, buscando incrementar os negócios de forma consolidada e duradoura. Para isso, promovemos encontros de fornecedores anuais com premiações para as melhores práticas e projetos sustentáveis. Nas operações industriais, desenvolvemos projetos visando otimizar recursos que são realizados rotineiramente, como a redução da geração de resíduos industriais e de consumo de energia elétrica, e a substituição de adesivos a base de solvente por adesivos base de água. Já com relação ao varejo e aos consumidores, se torna mais forte a tendência de elaboração de produtos com conceitos sustentáveis, utilizando processos e matérias-primas diferenciadas”, exemplifica o gerente de suprimentos da rede.
A Bibi também promove inúmeras ações sociais junto à comunidade, como a doação de máscaras e calçados em diferentes locais, principalmente nas regiões onde atua com as suas unidades fabris, proporcionando boas lembranças com a doação de calçados para bebês recém-nascidos nas maternidades de hospitais públicos.
Sobre a Calçados Bibi
Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Tudo para criança ser criança. Fundada em 1949, a Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A empresa é ainda a única calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.
Mais informações sobre a Bibi
www.bibi.com
Central de atendimento: (51) 3512-3344
Instagram: @bibi
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