Comidas gostosas são proibidas na dieta? Nutricionista prova que não
Brigadeiro, coxinha e kibe não precisam ser banidos da alimentação e podem se adaptar a um estilo de vida saudável
Segundo o nutricionista Marco Quintarelli, dietas extremamente restritivas estão mais suscetíveis aos temidos “desvios”, já que a pessoa tende a crer nas compensações e cair mais facilmente em armadilhas. “Um organismo que está acostumado a se alimentar de determinada forma, dificilmente se acostumará a uma mudança radical de hábitos logo de cara. O recomendável é que haja uma reeducação alimentar, e não uma exclusão de alimentos de seu prato para sempre. Afinal, o paciente sofrerá com a abstinência e quando se deparar com seus gatilhos novamente, seguirá pelo caminho do exagero” explica.
Dessa forma, o especialista ensina que é possível continuar se deliciando com as “comidas gostosas” sem sair da dieta. Muito pelo contrário, é possível adaptá-las para uma versão mais funcional, substituindo ingredientes e modos de preparo com o intuito de reduzir calorias e garantir mais propriedades benéficas ao corpo. “Descascando mais e desembalando menos, cozinhando seus próprios pratos dentro de casa à fim de evitar os industrializados e diminuindo no açúcar, sal e molhos, por exemplo, é possível seguir com uma alimentação saborosa, e claro, saudável” conclui Quintarelli.
Para todos que desejam reproduzir essas dicas em casa, Marco Quintarelli apresenta as seguintes receitas para testar:
Brownie de batata doce
Ingredientes:
- 1 unidade de batata doce tamanho médio cozida e esmagada
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 xícara de aveia em flocos finos
- 1 xícara de água
- 1 colher de chá rasa de fermento químico em pó
- 1/3 xícara de mel para adoçar - mas pode ser menos ou mais, prove e coloque ao seu gosto
Mousse vegano de cacau com abacate
Ingredientes
- 100g de chocolate amargo picado
- 1 banana
- 2 abacates
- Suco de meia laranja
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sobremesa de açúcar demerara
Coxinha de frango com batata doce
Ingredientes:
- 500g de batata doce cozida sem a casca
- 2 colheres de sopa de linhaça
- 250g de farinha de arroz
- 250g de farinha de milho
- Óleo de coco Vitorena
- Farinha de linhaça para empanar
- Sal a gosto
Modo de preparo
Esmague bem a batata doce até formar um purê, adicione a linhaça no purê. Aos poucos, adicione as farinhas de arroz e de milho, sempre misturando bem. Quando a mistura estiver firme, faça bolinhas, abra um buraco nelas, recheie com a carne moída, e feche o buraco. Molde em formato de coxinhas. Molhe-as no óleo de coco e depois passe na farinha de linhaça. Leve ao forno preaquecido em 200º por 40 minutos ou utilize a airfyer
Dica: pode rechear também com carne moída, legumes, proteína de soja. Rende em média 10 coxinhas
Strogonoff de Frango e Iogurte
Ingredientes:
- 300g de filé de peito de frango
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picada
- Óleo de coco Vitorena ou azeite
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 copo de iogurte natural desnatado (170g)
- 2 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 100g de Champignon
- Sal e pimenta a gosto
Corte o frango em cubinhos ou em tirinhas. Doure a cebola e o alho no óleo de coco Vitorena ou azeite. Acrescente o frango e mexa até começar a dourar. Adicione o extrato de tomate, acrescente o catchup, o champignon e o molho inglês. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 7 minutos. Quando começar a ferver junte o iogurte e mexa até ficar encorpado. Cozinhe por mais 7 minutos e se preferir adicione sal a gosto.
Sobre Marco Quintarelli
Formado em Nutrição (CRN4- 20.100.945), Marco Quintarelli possui especialização em Nutrição Integrada que é o segmento que utiliza os processos de produção dos alimentos (Nutrição de Produção), desenvolve novos produtos, cuida do preparo e garante a segurança alimentar e os valores nutricionais.
A Nutrição Integrada é voltada às necessidades do corpo, da mente e do espírito, onde o alimento desempenha diversos papéis na vida do paciente. Ela é Integrada quando incluímos todos estes processos e os adaptamos para tratar cada indivíduo com suas características únicas e suas possíveis comorbidades (Nutrição Clínica).
Marco Quintarelli está cursando duas pós-graduações, em Nutrição Clínica pela UFRJ e em Fitoterapia aplicada a Nutrição.
Nenhum comentário