Como aplicar a persona dentro da estratégia de marketing?
Dicas de como inserir a persona na estratégia de marketing
O público-alvo de uma empresa é um dos principais questionamentos a serem respondidos pelas agências de marketing. Ademais, a definição da persona dentro de uma estratégia é essencial para produção de novos itens e aquisição de novos clientes.
É preciso produzir elementos que condizem com a necessidade dos clientes daquela empresa. Assim, quando esse tipo de tarefa é realizada de maneira insatisfatória, acaba gerando diversos efeitos negativos nas ações de marketing dessas empresas.
Os efeitos podem se alternar entre a má efetivação das estratégias, no sentido do retorno do investimento, e até a perda de um número de clientes sem saber a causa. Tanto em uma empresa de rodas e rodízios quanto em qualquer outra, os motivos precisam ser mapeados.
Existe um desafio das empresas em definir essa persona para que as ações de marketing tenham sucesso, e é justamente sobre isso que falaremos ao longo deste artigo, com as melhores formas de definir e aplicar a persona dentro da sua estratégia de marketing.
Entenda a diferença: público-alvo x persona
Existe uma diferença capital entre persona e público-alvo, mas é comum que exista uma confusão quando abordamos esse tema, portanto vejamos um exemplo prático que te ajudará a construir uma noção visual desses dois conceitos.
Público-alvo: Homens entre 30 até 35 anos, solteiros ou casados, graduados em direito, com renda mensal de até R$4.000,00. Pretendem viajar para o exterior em busca de atuar na área.
Persona: Jucilei tem 28 anos e é advogado há mais de dez. Após diversas experiências no ramo do direito, está em busca de expandir seu ramo de atuação para o exterior. Jucilei acredita que existe uma possibilidade de expandir sua renda advogando na Europa.
Veja que no primeiro caso temos dados bem técnicos, que visam identificar um padrão geral das pessoas que estarão envolvidas no processo da empresa. Este é o público-alvo, que tem a sua importância para definir a área de atuação da empresa, mas sem se aprofundar.
Já a persona busca ter um contato mais próximo de quem são essas pessoas entre 30 até 35 anos que estão buscando algo novo em suas carreiras de advocacia. A persona bem definida ajuda a saber quais serão as estratégias e ações a serem feitas.
Mantendo no exemplo, podemos fazer uma análise simples sem a terceirização de serviços informatica. Imaginando que uma pessoa entre na faculdade de direito aos 18 anos e se forme aos 23.
São aproximadamente 7 anos atuando na área, período em que é possível obter uma experiência razoável dos processos do mercado. Chegando perto dos 30 anos, essas pessoas estão engajadas em suas áreas ou em busca da expansão.
Entre os 30 até 35 anos, parte delas busca por sair do país para atuar na Europa por acreditarem que no velho continente existem melhores oportunidades. O que pode ser vendido a essas pessoas? Como ajudá-las a cumprir seus objetivos e desejos?
Essas perguntas e as respostas delas são vistas quando temos um produto que atenda a esse tipo de persona. E esse exemplo pode ser expandido para qualquer segmento, pois existem diferentes tipos de personas para um mesmo indivíduo em diversas situações.
Por que criar uma persona?
Vimos no exemplo acima um caso que utilizava o ramo da advocacia, mas poderíamos falar de produtos de limpeza atacado, onde o público-alvo envolve praticamente todo o planeta e, justamente, por isso que somente essa definição é muito rasa.
Ter uma persona bem definida possibilita com que todos compreendam de quem o líder está falando quando idealiza o negócio. Quem são as pessoas que a empresa está tentando atingir. Além disso ela ajuda em:
- Definir os tipos de conteúdos e objetivos a serem criados e atingidos;
- Definir o tom e estilo do que será feito;
- Ajudar nas estratégias de marketing;
- Reduzir o desperdício com dinheiro investido em erros;
- Compreender os motivos de evasão dos consumidores.
Todas essas questões podem ser resolvidas quando a persona de uma empresa é bem definida e aplicada dentro das estratégias de marketing. É comum muitas empresas perderem tempo e dinheiro com estratégias de baixo retorno e alto custo.
Isso ocorre justamente pela falta da definição e aplicação da persona de uma empresa nas estratégias de marketing. Pense como se estivesse dando um tiro no escuro, afinal não se sabe realmente os motivos que fazem o consumidor comprar na empresa.
Pode ser até fácil realizar a abertura de empresa em São Paulo, mas é extremamente complicado compreender a forma como os seus clientes pensam e desejam, por isso existem estratégias que auxiliam na definição da persona de sua marca.
Design Thinking na estratégia de marketing
A criação de uma persona passa pela montagem do chamado Design Thinking, que é um método de organização que compõe a separação metodológica dos perfis dos consumidores para facilitar a visualização da persona do seu negócio.
Deste modo o design thinking é separado em quatro etapas: imersão, análise, ideação e prototipagem. Agora vejamos como definir e organizar cada uma delas para aplicar a persona na sua estratégia de marketing.
Esse tipo de estratégia ajuda na melhor definição da persona do seu negócio. Lembre de fazer uma entrevista completa, para realmente compreender quem são os seus consumidores, seja você uma empresa de porta de enrolar ou não.
Monte formulários e defina equipes para responder às perguntas de modo fácil e rápido. Esse processo pode ser um pouco demorado, mas é essencial. Lembre-se de utilizar da tecnologia para essa etapa, bem como pessoas que saibam interagir com o público.
Você provavelmente já deve ter participado ou ao menos recebido um e-mail de empresas que pedem para você responder um questionário com perguntas que os ajudem a definir melhor o ramo de atuação delas.
Isso mostra a importância dessa etapa e como a persona auxilia dentro da estratégia de marketing das empresas de forma eficiente.
1 - Imersão
A imersão é um momento de reflexão, onde será preciso buscar o maior número de informações para compartilhar o conhecimento obtido com toda a equipe de marketing e elaborar a melhor estratégia.
Após definir a sua persona, busque um grupo de pessoas que será responsável pela criação e idealização das ações de marketing. Inclusive, se fosse possível colocar tudo em uma pesadora, seriam escolhidas as pessoas mais criativas e calculistas do setor.
Será preciso ter uma ideia, montar o projeto e o objetivo a ser cumprido. Em geral, se o objetivo for definir a persona, isso será feito por meio de uma entrevista completa e rápida que pode ser feita de forma digital ou pelos funcionários de cada empresa.
Nosso objetivo é mostrar como a persona pode ser aplicada na sua estratégia, por isso, tente sempre utilizar aquilo que foi definido nesta hora.
2 - Análise
Neste momento, serão utilizados todos os dados coletados na primeira etapa. Será verificado o que há de certo e errado, a fim de sintetizar o maior número de informações possíveis.
Nesta etapa lembre de tentar usar a tecnologia para te auxiliar. Existem diversos sites na internet que montam esse tipo de estratégia e organizam os dados coletados. Você pode desenhar e escrever em um mural da empresa também.
Se você domina a organização de dados de forma correta e saiba expô-los de forma clara a todos, pode ser uma excelente oportunidade de poupar esforço e trabalho de todos os envolvidos.
3 - Ideação
Na ideação será utilizado o que chamamos de mapa da empatia, nele são expostos diversos sentimentos do clientes que deverão ser respondidos pelas respostas obtidas depois dos resultados das etapas anteriores.
Existem diversos templates prontos na internet, você pode baixar aquele que melhor atende suas especificações ou simplesmente desenhar um e preenchê-lo da forma que achar ideal. Como um lavador de gases industriais, escolha o melhor.
4 - Prototipagem
Aqui serão definidos todos os pontos e resultados obtidos e tentar dar uma forma visual para as pessoas. Neste momento tudo deverá estar bem mais claro e os resultados estarão facilmente alinhados para escolher as melhores estratégias de marketing a serem seguidas.
Avalie os perfis e veja se as personas estão atuando de acordo com o design thinking montado. Se o resultado for negativo e a atuação das pessoas for diferente daquilo que foi obtido, é possível refazer o passo para chegar na real atuação dos seus consumidores.
Considerações finais
A persona de um negócio é realmente importante para que a empresa saiba direcionar melhor suas estratégias de marketing e atingir os resultados que desejam. Quanto mais cedo você fizer esses passos na sua empresa, melhores resultados terá.
É como colocar um monitoramento de alarme na sua casa, porém, você estará monitorando os motivos que fazem os clientes irem especificamente em busca do produto ou serviço que você está oferecendo para eles.
Faça o possível para utilizar sempre desses métodos para que suas ações sejam efetivas. E é assim que você poderá aplicar a persona de seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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