Por que investir em marketing viral?
Entenda o que é marketing viral
Com um impacto cada vez maior no mercado, em grande parte por conta de acessos em redes sociais e na interação com as pessoas, o marketing viral tem se tornado uma referência mais necessária para que empresas consigam se destacar.
O potencial de engajamento desse tipo de ação é uma das mais importantes maneiras de conquistar um bom espaço na internet, o que faz com que o conteúdo viral seja espalhado e acessado por inúmeros usuários, tanto no Brasil quanto no mundo todo.
Entretanto, preparar uma ação dessas pode ser mais complexo do que parece. É preciso saber procurar as informações corretamente, fazer um bom planejamento e identificar assuntos que estejam em alta para criar esse tipo de conteúdo.
Existe também o fator sorte para conseguir viralizar um determinado material, mas este não deve ser colocado como principal elemento de sua estratégia, seja na divulgação de cesta de supermercado ou de qualquer outro tema do seu negócio.
Deste modo, o quanto você puder fazer para minimizar a ação da sorte, bem como se esforçar para contar com uma boa estratégia, é o ideal.
O marketing viral reúne uma série de técnicas e esforços para conseguir espalhar sua propaganda para uma grande base de pessoas interessadas no tema, seja sobre uma loja de móveis ou uma consultoria de TI para pequenas empresas.
Entenda o que é marketing viral
O termo ‘marketing viral’ é uma referência, como o próprio nome sugere, aos vírus, ou seja, substâncias orgânicas que se disseminam rapidamente.
Embora esse não seja um conceito novo, a popularização da internet teve um forte impacto na viralização. Passamos por uma transformação digital, onde a tecnologia tem sido fundamental para a maioria das empresas.
Os avanços tecnológicos, sobretudo na área da internet, mudaram uma série de padrões de consumo das pessoas. Com o surgimento das redes sociais, a interação se tornou um dos focos de uso desse tipo de ferramenta para empresas de, por exemplo, produtos para limpeza de piscina.
De todo o tempo que os usuários costumam passar na internet, a maior parte dele é nas redes sociais. Essas plataformas recebem todos os dias milhões de usuários buscando interações relacionadas ao perfil das redes sociais.
Sejam amigos de infância, familiares que há muito tempo não se vêem ou contatos profissionais, as redes sociais têm um forte impacto nas relações atuais das pessoas, e isso faz com que as plataformas se tornem muito acessadas.
Para o mercado, estas interações são grandes oportunidades de apresentar conteúdo de qualidade para sua estrutura. Quando você cria um material divertido, interessante ou que de alguma forma estimula as pessoas a compartilhar, consegue o efeito de viralização.
Isso porque as pessoas que têm algum vínculo com a marca receberão a publicação e utilizarão a opção de compartilhamento, para dividir com seus amigos e familiares.
Estas pessoas ao receberem o material, podem fazer a mesma coisa com seus círculos sociais e assim sucessivamente, aumentando a quantidade de pessoas interessadas em sua seladora de pedal, bem como qualquer outro produto.
Não há uma dimensão de onde um efeito viral para, podendo se espalhar para milhares de pessoas com esse efeito similar à propaganda boca a boca.
Por que investir em marketing viral?
Para compreender a importância desse tipo de estratégia, é interessante saber quais são as principais vantagens do marketing viral. Investir nesse modelo de ação pode gerar resultados muito satisfatórios, além de grandes oportunidades de negócio.
Popularidade de sua empresa
A popularidade de sua marca pode ser muito ampliada depois de uma ação viral. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu conteúdo, maior será a quantidade de público que terá interesse em saber mais sobre sua empresa.
Dessa forma, você consegue levar para mais pessoas sua marca, conseguindo um impacto maior e apresentando seu conteúdo para um grupo mais extenso de possíveis consumidores.
Esse tipo de ação é muito importante para aumentar seu potencial de vendas de, por exemplo, porta de enrolar, assim como qualquer outro item.
Uma marca precisa chegar até as pessoas para conseguir apresentar seus produtos ou serviços. Do contrário, não importa a qualidade do que você tem a oferecer, isso simplesmente não chegará às pessoas.
Por isso, conseguir aumentar a penetração da marca no mercado é um dos mais importantes processos para conquistar uma população maior e atingir novos públicos.
Aumentar engajamento
O engajamento é uma importante métrica para a maioria das empresas que trabalha com conteúdo digital. Esta é a métrica do quanto as pessoas estão interagindo com seu material, seja através de comentários ou compartilhamentos.
Engajar-se está diretamente relacionado ao tipo de impacto que o público consegue atingir quando utiliza ferramentas para melhorar suas ações. Essa é a base das ações do marketing digital, sobretudo na questão da viralização.
Quanto mais você conseguir explorar este recurso, maior será a chance de vender mais. Entretanto, é importante ao longo de seu planejamento identificar o que você deseja com o marketing viral de uma empresa de, por exemplo, misturadores industriais.
Muitas vezes, uma empresa deseja apenas aumentar seu público, ser apresentada para mais pessoas e subir o número de seguidores. Esse tipo de ação é fundamental para que você consiga um espaço maior no mercado em que atua.
Sua empresa terá grandes chances de aumentar o público interessado em seus produtos ou serviços quando começar a criar publicações interessantes que atraiam mais pessoas para acompanhar o material.
Tomar a liderança no mercado
O mundo está cada vez mais competitivo. As facilidades fornecidas pelos avanços tecnológicos permitiram um aumento grande na quantidade de empresas existentes no mercado.
Hoje, é muito mais simples e prático empreender do que anteriormente. Muitas pessoas conseguem rapidamente um processo de abertura de empresa em São Paulo.
Por isso, é importante que você consiga se destacar no mercado para conseguir manter sua saúde financeira e conseguir vender com qualidade seus produtos ou serviços. O processo de viralização permite que você consiga se destacar com mais qualidade.
Quanto mais pessoas conhecerem sua marca, maior será o destaque que ela conseguirá, o que é muito importante para colocar um bom posicionamento no mercado. Isso ajuda sua empresa a conquistar uma autoridade maior sobre o nicho em que atua.
Impulsionamento de vendas
Este motivo é uma resposta às ações anteriores, quanto mais sua empresa se tornar conhecida, maiores serão as chances de conseguir converter mais vendas.
O conteúdo viral leva seu material para ambientes onde normalmente a publicidade não alcançaria, seja você uma empresa de controle de acesso para condomínios ou de qualquer outro serviço.
Isso faz com que pessoas que não estão em sua linha de público-alvo, mas que têm interesse em consumir o que você tem a oferecer, acabem aparecendo, gerando novas oportunidades de vendas e de crescimento para sua empresa.
Viralizando uma ação de marketing
Para conseguir explorar melhor o resultado desse tipo de ação, é importante estar preparado para os resultados de uma ação de marketing viral. Normalmente, por conta do alcance maior, é preciso tomar alguns cuidados para conseguir atingir o melhor.
O primeiro passo quando sua estratégia começa a funcionar e as publicações viralizam é se programar para atender um grupo maior de clientes. A tendência ao utilizar o marketing viral é aumentar sua demanda, então é importante garantir que haverá atendimento para todos.
Quando uma publicação viraliza, não há garantias de que outras seguirão o mesmo caminho. Por isso, é importante que você esteja preparado para atender esse tipo de evento e consiga apresentar qualidade em suas ações estratégicas.
Para conseguir compreender melhor o potencial de viralização de uma publicação, é importante compreender suas capacidades. Quando você utiliza seus recursos, é interessante identificar se a publicação está ligada a seu público-alvo.
Eles serão os primeiros a receberem a publicidade, e serão responsáveis por iniciar o processo de viralização. Por isso, é importante identificar se as ações são apropriadas.
Uma boa maneira de identificar isso é através do uso de personas. Tratam-se de figuras fictícias, estruturadas com base em informações de seu público para conseguir uma profundidade maior em seus questionamentos.
Uma persona é composta de diversas informações relevantes, como:
- Endereço;
- Padrões de consumo;
- Classe social;
- Psique.
Todos estes elementos acabam tornando a persona ideal para você se comunicar e identificar se a ação de marketing viral tem um potencial real de se espalhar através de pessoas que você já conhece.
Desse ponto em diante, se seu conteúdo for fácil de compreender, divertido e dinâmico, as chances de viralização acabam sendo muito grandes e você consegue uma estrutura muito mais adequada para explorar suas ações no mercado.
Considerações finais
O marketing viral é uma estratégia que tem ganhado muita força com a popularização das redes sociais. O impacto desse tipo de atividade ajuda muitas empresas a se tornarem mais relevantes em seu nicho de atuação, apresentando-as a um público maior.
Por isso, é importante saber como e quando você deve utilizar suas ferramentas para conseguir uma publicação de marketing viral, contando com suas estratégias para tentar alavancar ainda mais estes elementos.
Embora você possa também contar com a sorte, a qualidade de sua publicação é uma ferramenta fundamental para atingir seus objetivos com esse tipo de estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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