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Comunicação e planejamento devem ser os principais aliados do profissional de Comércio Exterior neste segundo semestre

 Os dois pilares, especialmente no atual período de crise, mostraram-se uma alternativa ainda mais eficaz

*Soraya Magdanelo

O ano de 2021 começou repleto de desafios e incertezas. Os acontecimentos em sequência, como o aumento e a oscilação de fretes (que chegou a níveis históricos em janeiro deste ano), a redução de embarques de cargas no transporte aéreo e as complicações no transit time das embarcações foram algumas das principais ocorrências do mercado de logística internacional no primeiro semestre do ano.

Alguns meses depois, surgiram problemas ainda mais complexos, como o congestionamento dos portos no sul da China, em Shenzhen, paralisação que superou as consequências  do acidente ocorrido em março deste ano no Canal de Suez, que é a principal rota marítima de ligação com o continente asiático e europeu, que teve o encalhamento do navio Ever Given. Além disso, também podemos destacar o congestionamento de navios no Norte da Europa e a falta de motoristas no transporte de cargas rodoviárias nos Estados Unidos. Todos esses acontecimentos impactaram e continuam afetando diretamente a cadeia de logística internacional.

Sabemos que as complicações não acontecem pontualmente ou de maneira isolada. O comércio global funciona como uma cadeia. O efeito dominó atinge todas as frentes dos serviços e operações e, consequentemente, reflete-se em todo contexto que estamos vivendo. Costumo dizer isso, inclusive para clientes, que é importante viver mês a mês, semana a semana, acompanhando como cada situação vai se desdobrar.

Acredito, sim, em um cenário otimista. Com o avanço da vacinação em massa até o final do ano, que ganha força agora no segundo semestre, é provável que ocorra uma estabilização do frete, melhoria na quantidade de equipamentos e mais espaços disponíveis no mercado, o que pode influenciar em uma queda de valores. Porém,  a média de preços que tínhamos pré-pandemia não voltam, pelo menos, não neste ano.

A instabilidade do mercado gera incertezas e dificulta qualquer tipo de planejamento. Quando, de certa forma, encontra-se um equilíbrio, como frete reduzido e equipamento disponível, por exemplo, não há espaço. Isso permite com que haja um problema de logística interna, uma grande questão enfrentada pelas empresas.

Uma alternativa para amenizar os impactos desse contexto é investir em canais de comunicação e informação, o que temos feito massivamente desde 2020. A solução do momento é se manter informado e planejar previamente. Não é possível manter todos os processos exatamente como eram antes da pandemia. Hoje, os navios estão todos cheios e esse é um fenômeno que vivemos na exportação marítima brasileira. Quanto antes o planejamento for feito, melhor será o trabalho de gestão. Sempre promovemos informações em nossos canais online para que o cliente consiga fazer a melhor escolha e isso vem se mostrando bastante eficiente.

Nesse contexto, importadores, exportadores e empresas que atuam nesse mercado se questionam sobre como serão os próximos meses. A perspectiva que devemos ter é de resiliência e a necessidade de comunicação em todas as esferas possíveis, seja interna ou externa. Ao mesmo tempo, é preciso acompanhar atentamente o cenário, pois pode haver      melhoras gradativas. Contudo,  é preciso ter cautela e entender as movimentações do mercado, que sofrem alterações diárias,  e a tendência é que essas incertezas permaneçam nos próximos meses.

Assim,  o principal fator para ter sucesso nas operações de logística em tempos de crise é estar em linha e manter proximidade com os acontecimentos do mercado. Os parceiros são uma das principais fontes de informação. Fazer a pergunta certa e no momento certo é fundamental. Saindo um pouco do dia a dia, do usual, é possível ter uma visão mais ampla. Informação e planejamento sempre foram uma boa alternativa, mas hoje, mais do que nunca, isso se intensificou e se tornou ainda mais necessário.

*Soraya Magdanelo é diretora-executiva da Pluscargo Brasil

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