Empreendedorismo feminino no mercado imobiliário
Thaiana Morais é Cofundadora na Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário, que simplifica as transações para locatários, proprietários, administradores e compradores de imóveis
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis registrou que a participação feminina no mercado imobiliário cresceu 144% na última década, representando mais de 30% do número de profissionais legitimamente registrados. Mas, o segmento nem sempre teve essa realidade, visto que até 1958 somente homens podiam trabalhar como corretores de imóveis.
Na prática, o crescimento exponencial da representatividade das mulheres no setor imobiliário começou muito por conta da autonomia e da flexibilidade da jornada de trabalho. Muitas ingressam após terem filhos, buscam independência financeira e horários adaptáveis para conciliar com a família. O ganho também chama muita atenção neste mercado. A habilidade comercial, o relacionamento com diversos públicos, fazem com que consigamos ter o ganho que muitas vezes as profissões mais cobiçadas têm.
O sucesso das mulheres nesse nicho está atrelado ao contexto na venda consultiva com as necessidades reais das pessoas para comprarem o seu lar. Conseguimos tangibilizar e personalizar a busca, indicando o melhor imóvel para esses clientes. Não que o sexo oposto não o faça, mas possuímos em nossa essência mais sensibilidade.
Embora o preconceito ainda teima em aparecer em diversas profissões, as mulheres vêm mostrando que o espaço conquistado no mercado imobiliário faz jus as diversas conquistas que travamos ao longo da nossa batalha por igualdade de gênero. Alguns pontos ainda merecem atenção, mas o cenário está cada vez mais favorável para a atuação feminina. Com posicionamento, confiança e conhecimento podemos quebrar esse machismo estrutural. Empresas antenadas dificilmente terão esses desconfortos, mas mesmo assim temos que estar preparadas para mostrar que somos capazes intelectualmente, mesmo muitas vezes com uma casa para cuidar e filhos.
Muitas mulheres se perguntam qual é o segredo para ser uma empreendedora de êxito no mercado imobiliário. Pensando em uma tríade de sucesso eu diria que posicionamento, relacionamento e estar atualizada. Posicionamento: Encontrar o nicho em que você melhor atua; Relacionamento: Abrir o maior ponto de canais de contato dentro do nicho que você vai atuar, digo, desde como você se coloca, vestimenta, porte, como conversar, confiança e habilidade de estreitar relacionamento dentro deste público; Atualização do mercado: O Conhecimento do mercado, das novidades tecnológicas para te ajudar na captação de clientes, no marketing imobiliário e pessoal.
Ao ingressar no segmento deve-se primeiro experimentar toda a diversidade comercial para ver em qual você se adapta, para posteriormente mergulhar no conhecimento da área, do público, dos lugares para frequentar para fazer relacionamento, do estilo de vestimenta (pode parecer não ser importante, mas o cliente gosta de ver que você é igual ou conhece as coisas que ele conhece, por isso estudar o público e as preferências é essencial). Quanto mais especialista você se torna no que vende e no mercado que atua, maior será o seu sucesso.
Nenhum comentário